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dc.creatorSantos, Wandresson Moura dos
dc.date.accessioned2020-02-13T10:38:51Z
dc.date.available2020-02-13T10:38:51Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationALEIXO, Giorgia Taiacol, Um banquinho, um violão... e uma onda em propagação UNICAMP, 2003. Disponível em: https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem1_2003/991828Giorgia-MansanaresF809_RF09_0.pdf Acesso em 20 de outubro de 2018. ALFONSO, Sandra Mara. O violão, da marginalidade à academia: trajetória de Jodacil Damaceno. 2. ed. Uberlândia: Edufu, 2017. ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L.V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol.25 no. 2, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf . Acesso em 15 de abril de 2018. BARRETO FILHO, Benigno; SILVA, Claudio Xavier da (Org.). Física Aula por Aula: Termologia, Óptica, Ondulatória. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016. 2 v. BESSA, F. M. S. 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dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1756
dc.description.abstractThis study is a result of a research about the socio-historical-cultural evolution and the didactic-pedagogical potential of the guitar in order to teaching Physics, with the view to group, in general, elements that can contribute to the construction of a proposal of approach that facilitates the teaching-learning process, as well as, stimulates the interest of the students in the subjects of waves/acoustics. Likewise, it makes a succinct analysis of the origin, evolution and cultural influence of the referred musical instrument, with the purpose of demonstrating its didactic-pedagogical potential for teaching the subject. It is a bibliographic research and it has an exploratory nature, whose results showed that the guitar contributed to the development of culture, as well as, pointed out some physical aspects of the parts of the instrument and its manufacture, which are related to the subjects of Physics on waves/acoustics, in order to collaborate with meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectFísica-violãopt_BR
dc.subjectFísica-culturapt_BR
dc.titleA evolução sócio-histórico-cultural e a potencialidade didático-pedagógica do violão para o ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7545166763658197pt_BR
dc.contributor.advisor1Virginio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, João Gomes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5044300671569066pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Cícero Elias Júnior
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado de uma pesquisa acerca da evolução sócio-histórico-cultural e da potencialidade didático-pedagógica do violão para o ensino de Física, a fim de agrupar, de uma forma geral, elementos que possam contribuir para a construção de uma proposta de abordagem que facilite o processo de ensino-aprendizagem, bem como, estimule o interesse dos alunos nos assuntos de onda/acústica. Igualmente, faz uma sucinta análise da origem, da evolução e da influência cultural do referido instrumento musical, com a finalidade de demonstrar o seu potencial didático-pedagógico para o ensino da disciplina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de natureza exploratória, cujos resultados demonstraram que o violão contribuiu para o desenvolvimento da cultura, bem como, apontaram alguns aspectos físicos das partes do instrumento e da sua fabricação, os quais se relacionam com os assuntos da Física sobre ondas/acústica, de modo a favorecer uma aprendizagem significativa.pt_BR
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