Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Adson Lucena de
dc.date.accessioned2020-02-11T17:34:55Z
dc.date.available2020-02-11T17:34:55Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.identifier.citationMELO, Adson Lucena de. Marketing de relacionamento: adequação do programa sócio torcedor do América Futebol Clube do Rio Grande do Norte. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Marketing)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1753
dc.description.abstractThe América Futebol Clube, from the city of Natal in Rio Grande do Norte, is going through a phase that accumulates failures in the period from 2014 to 2017. This has affected the number of supporters. Therefore, the main objective of the study is to establish actions, focused on Relationship Marketing, to be added to the current Fan Club Member Program. The reseach has a quantitative, with an descriptive feature, being a Case Study. The data were collected from a questionnaire with the members and former club members. In the results it was verified that there is a dissatisfaction with the benefits that are given to those who commit themselves to guarantee an income to the Club, that are the partners, who pay an annual amount and practically only enjoy watching the games. Two aspects were also considered essential for greater fan support: granting the right to vote to the member and the conclusion of the Stadium. Finally, It was concluded that the Loyalty Program needs to be adjusted in order to give greater attention to the desires and needs of the fans.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing de Relacionamentopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectPrograma de Fidelidadept_BR
dc.titleMarketing de relacionamento: adequação do programa sócio torcedor do América Futebol Clube do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530429253253580pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Fabricia Abrantes Figueiredo da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043249866467134pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Fabricia Abrantes Figueiredo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043249866467134pt_BR
dc.contributor.referee2D'anjour, Miler Franco
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3227692835220119pt_BR
dc.contributor.referee3Medeiros, Bruno Campelo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920500636736136pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoO América Futebol Clube, pertencente a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, atravessa uma fase a qual acumula insucessos no período de 2014 a 2017. Isso tem afetado o número de sócios torcedores. Portanto, o estudo tem como objetivo principal estabelecer ações, focadas no Marketing de Relacionamento, a serem agregadas ao atual Programa de Sócio torcedor do Clube. A pesquisa tem natureza quantitativa, com caráter descritivo, sendo um Estudo de Caso. Os dados foram coletados a partir de um questionário junto aos sócios e ex-sócios do Clube. Nos resultados constatou-se que há uma insatisfação com relação aos benefícios que são dados àqueles que se comprometem em garantir uma renda ao Clube, que são os sócios, que pagam um valor anual e praticamente só usufruem de assistir aos jogos. Também foram identificados dois aspectos considerados como essenciais para uma maior adesão dos torcedores: conceder direito de voto ao sócio e a conclusão do Estádio. Concluiu-se que o Programa de Fidelidade precisa ser ajustado, de maneira a conceder maior atenção aos desejos e necessidades dos torcedores.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples