Mostrar registro simples

dc.creatorBernardo Neto, João Cassimiro
dc.date.accessioned2020-01-15T19:47:09Z
dc.date.available2020-01-15T19:47:09Z
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1740
dc.description.abstractIn this monograph at the end of the undergraduate course in Physics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz, we developed a thematic around the teaching of Natural Sciences in the Education of Young and Adults (EJA). It is problematic to understand how EJA students perceive this teaching, what contents are studied in the subject and what strategies are used by the teachers to teach the classes in Natural Sciences. In the opportunity, we evaluated this teaching through the application of a questionnaire to the students, besides informal conversations with the directors, the teachers and the students of the Municipal School Teacher Elita Barbosa da Fonseca, Tangará - RN. It can be seen that EJA students have a preference for transmissive teaching in which teachers transmit the acquired knowledge in an expositive way only in the classroom. It is also observed that the most used methodology for learning according to the questionnaire applied was the dialogue class as the most accepted teaching strategy by students. Keywords: Science Teaching; Youth and Adult Education; Teaching Strategies; Teaching Physics at EJA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de física na EJApt_BR
dc.titleO ensino de ciências na educação de jovens e adultos na escola municipal professora Elita Barbosa da Fonseca – Tangará/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4441893523723638pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.advisor2Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273901097621893pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Rita de Cássia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940678320234781pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoNesta monografia, desenvolvemos uma temática em torno do ensino de Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetivamos compreender como os alunos da EJA percebem esse ensino, quais os conteúdos estudados na disciplina e quais as estratégias utilizadas pelos professores para ministrar as aulas de Ciências Naturais. Na oportunidade, avaliamos esse ensino através da aplicação de um questionário aos alunos, além de conversas informais com os diretores, os docentes e os discentes da Escola Municipal Professora Elita Barbosa da Fonseca, Tangará - RN. Constatamos que os alunos da EJA têm preferência pelo ensino transmissivo no qual os professores transmitem o conhecimento adquirido de forma apenas expositiva em sala de aula. Observamos também que a metodologia mais utilizada para a aprendizagem de acordo com o questionário aplicado foi a aula dialogada como a estratégia de ensino mais aceita pelos alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples