dc.creator | Bernardo Neto, João Cassimiro | |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T19:47:09Z | |
dc.date.available | 2020-01-15T19:47:09Z | |
dc.date.issued | 2017-02-21 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1740 | |
dc.description.abstract | In this monograph at the end of the undergraduate course in Physics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz, we developed a thematic around the teaching of Natural Sciences in the Education of Young and Adults (EJA). It is problematic to understand how EJA students perceive this teaching, what contents are studied in the subject and what strategies are used by the teachers to teach the classes in Natural Sciences. In the opportunity, we evaluated this teaching through the application of a questionnaire to the students, besides informal conversations with the directors, the teachers and the students of the Municipal School Teacher Elita Barbosa da Fonseca, Tangará - RN. It can be seen that EJA students have a preference for transmissive teaching in which teachers transmit the acquired knowledge in an expositive way only in the classroom. It is also observed that the most used methodology for learning according to the questionnaire applied was the dialogue class as the most accepted teaching strategy by students.
Keywords: Science Teaching; Youth and Adult Education; Teaching Strategies; Teaching Physics at EJA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física na EJA | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências na educação de jovens e adultos na escola municipal professora Elita Barbosa da Fonseca – Tangará/RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4441893523723638 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Almeida, Ubaldo Fernandes de | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3273901097621893 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Rita de Cássia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9418083462999493 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Roney Roberto de Melo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6940678320234781 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta monografia, desenvolvemos uma temática em torno do ensino de Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetivamos compreender como os alunos da EJA percebem esse ensino, quais os conteúdos estudados na disciplina e quais as estratégias utilizadas pelos professores para ministrar as aulas de Ciências Naturais. Na oportunidade, avaliamos esse ensino através da aplicação de um questionário aos alunos, além de conversas informais com os diretores, os docentes e os discentes da Escola Municipal Professora Elita Barbosa da Fonseca, Tangará - RN. Constatamos que os alunos da EJA têm preferência pelo ensino transmissivo no qual os professores transmitem o conhecimento adquirido de forma apenas expositiva em sala de aula. Observamos também que a metodologia mais utilizada para a aprendizagem de acordo com o questionário aplicado foi a aula dialogada como a estratégia de ensino mais aceita pelos alunos. | pt_BR |