dc.creator | Amurin, Ailton Soares de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T18:46:22Z | |
dc.date.available | 2020-01-15T18:46:22Z | |
dc.date.issued | 2018-06-10 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1738 | |
dc.description.abstract | And the difficulties faced in the teaching of Physics in the secondary schools
scattered throughout the country are well known. This monograph aims to analyze
the advantages and the contributions that these didactic instruments can bring to a
better understanding on the part of the students with respect to the content of
geometric optics, but specifically, the formation of images in flat and spherical
mirrors. To do so, we will defend the use of flash simulators as a tool in the teaching
and learning process and show how teachers can work with such tools. For this, we
developed a didactic unit addressing the content of image formation in flat and
spherical mirrors, material that will serve as a base for students and teachers in the
basic education network. In addition, we developed lesson plans based on the
contents of the didactic unit to guide teachers in the use of flash simulators during the
approach of said optical contents. In this way, teachers can have complete support
material for content development with students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Simuladores flash | pt_BR |
dc.subject | Formação de imagens em espehos | pt_BR |
dc.title | O uso de simuladores flash no ensino da formação de imagens em espelhos planos e esféricos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0002701308096006 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ubaldo Fernandes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9192379274986413 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Geogenes Melo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4956035424056386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | E notória as dificuldades enfrentadas no Ensino de Física nas escolas de Ensino
Médio espalhadas pelo país. Esta monografia tem como objetivo analisar as
vantagens e as contribuições que tais instrumentos didáticos podem trazer para uma
melhor compreensão por parte dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de óptica
geométrica, mas, especificamente, formação de imagens em espelhos planos e
esféricos. Para tanto, defenderemos a utilização de simuladores flash como
ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e mostraremos como os
professores poderão trabalhar com tais ferramentas. Para isso, desenvolvemos uma
Unidade Didática abordando o conteúdo de formação de imagens em espelhos
planos e esféricos, material este que servirá como base para os alunos e
professores da rede básica de ensino. Além disso, elaboramos planos de aula
baseados nos conteúdos da Unidade Didática para nortear os professores na
utilização dos simuladores flash durante a abordagem dos referidos conteúdos de
óptica. Dessa forma, os professores poderão ter um material de apoio completo para
desenvolvimento do conteúdo com os alunos. | pt_BR |