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dc.creatorSilva, Kedma Dantas da
dc.date.accessioned2019-12-24T12:55:23Z
dc.date.available2019-12-24T12:55:23Z
dc.date.issued2017-03-06
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1731
dc.description.abstractThis monograph has as its theme the Kepler Laws that are fundamental for the understanding of the movements of the planets, of the natural and artificial satellites and of any body that orbits another under the influence of the gravitation, being this content obligatory in the Teaching of Physics in the High School of the Brazil. The use of new technologies for the teaching of physics, around the laws of Kepler with the use of computational simulations, precisely the use of the Planetary Orbit Simulator, developed and available on the site of the University of Nebraska, United States is problematic. The objective is to make a bibliographical survey about the Laws of Kepler, starting from the beginnings of Astronomy to its application in the current Physics Teaching using the simulator mentioned above. The research also used the technique of applying a questionnaire on the Laws of Kepler in two classes of the 1st year of high school in a public school. In one of the classes the use of computational simulations was done, while in the other the same content was approached without using the simulator. This allowed us to make a comparative analysis in order to understand how the use of a new technology can facilitate the understanding of content. It is considered that the results of this study constitute knowledge about the Teaching of Laws of Kepler and can contribute to the teaching and learning of Physics in High School, in the sense in which it is concluded that teaching using new technologies awakens the curiosity of students, Increases interactivity and facilitates the understanding of content passed on.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeis de Keplerpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleO ensino das leis de Kepler com o uso do simulador planetary orbitpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928864456427807pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Maria Emília Barreto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614347906370417pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192379274986413pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como tema as Leis de Kepler que são fundamentais para a compreensão dos movimentos dos planetas, dos satélites naturais e artificiais e de qualquer corpo que orbite outro sob a influência da força gravitacional, sendo este conteúdo obrigatório no Ensino de Física no Ensino Médio do Brasil. Problematiza-se o uso de novas tecnologias para o Ensino de Física, em torno das leis de Kepler com o uso de simulações computacionais, precisamente o uso do Simulador Planetary Orbit, desenvolvido e disponível no site da Universidade de Nebraska, Estados Unidos. Objetiva-se além de fazer um levantamento bibliográfico acerca das Leis de Kepler, partindo dos primórdios da Astronomia à sua aplicação no Ensino de Física atual utilizando-se o simulador supracitado. A pesquisa também utilizou a técnica de aplicação de questionário sobre as Leis de Kepler em duas turmas do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Em uma das turmas foi feito o uso de simulações computacionais, enquanto que na outra foi abordado o mesmo conteúdo sem uso do simulador. O que permitiu fazer uma análise comparativa com vistas a perceber de que maneira o uso de uma nova tecnologia pode facilitar a compreensão de um conteúdo. Considera-se que os resultados desse estudo se constituem em conhecimentos sobre o Ensino das Leis de Kepler e podem contribuir com o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio, no sentido em que se conclui que ensinar utilizando novas tecnologias desperta a curiosidade dos alunos, aumenta a interatividade e facilita a compreensão dos conteúdos abordados.pt_BR
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