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dc.creatorSilva, Álison Pereira da
dc.date.accessioned2019-12-12T16:23:13Z
dc.date.available2019-12-12T16:23:13Z
dc.date.issued2019-11-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1719
dc.description.abstractIn the field of exact sciences, the areas of physics and math have an important relationship with the scientific scenario. Physics uses mathematics as a support for description of its phenomena present throughout the universe. This research focuses on the following question: How do higher education physics books use mathematical theorems and techniques to describe the phenomena of physics in the area of mechanical energy conservation? Thus, the present course conclusion paper presents as a bibliographical study, addressing an analysis of the literature, no use of mathematical language as a way of explanation and representation of events in the area of Physics, contribution to a society capable of using these sciences to understand the universe around us. To this end, we analyzed the books of Basic Physics by authors Sears, Moses and Halliday, which allow the mathematical use of math within physics, because math itself is a form of expression of ideas and structuring of thoughts by humans. Which analytical perspective is based on letters and symbols, as can often resemble simple descriptions of objects. From this study, we conclude what presents a relationship between these sciences, has been solidifying over time, using some physical phenomena necessary for a more complex and precise mathematical language, given the abstraction formulated using physical sciences in modern science, making math as a basis of physics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectConservação da Energiapt_BR
dc.titleAs abordagens da linguagem matemática na descrição de fenômenos da conservação da energia mecânica em livros de física do ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9909203166046102pt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, João Rodrigues da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1318857317088053pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoNo campo das Ciências Exatas, as áreas Física e Matemática possuem uma importante relação perante o cenário científico. A Física utiliza a Matemática como suporte para descrição de seus fenômenos presentes ao longo do universo. Esta pesquisa tem como foco central a seguinte questão: De que forma os livros de Física do Ensino Superior utilizam Teoremas e Técnicas da matemática, para descrever fenômenos da Física, na área da conservação da energia mecânica? Assim, o presente trabalho de conclusão de curso apresenta-se como um estudo bibliográfico, abordando uma análise da literatura, no uso da linguagem matemática como forma de explicação e representatividade de eventos da área da Física, contribuinte para uma sociedade capaz de utilizar estas ciências para entender o universo ao nosso redor. Para tanto, foram analisados os livros de Física Básica dos autores Sears, Moisés e Halliday, atentando para empregabilidade algorítmica da Matemática dentro da Física, pois a própria matemática é tida como uma forma de expressão das ideias e de estruturação de pensamentos produzidos pelo ser humano, cuja perspectiva analítica esteja fundamentada em letras e símbolos, as quais muitas vezes podem se assemelhar a simples descrições de objetos. A partir deste estudo, conclui-se que a presente relação entre estas ciências, vem se solidificando com o passar do tempo, mediante alguns fenômenos físicos necessitarem de uma linguagem matemática mais complexa e de forma precisa, diante da abstração formulada perante fenômenos físicos na ciência moderna, tornando a Matemática como uma base da Física.pt_BR
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Acesso em: 05 dez. 2019.pt_BR


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