dc.creator | Zuza, Ana Paula da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T11:14:45Z | |
dc.date.available | 2019-04-22T11:14:45Z | |
dc.date.issued | 2019-03-08 | |
dc.identifier.citation | ZUZA, Ana Paula da Silva. Uma análise da proposta dos livros didáticos de matemática do ensino médio sobre as demonstrações e condições de existência de um poliedro convexo. Orientador: Francisco Batista de Medeiros. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1651 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Poliedros | pt_BR |
dc.subject | Relação de Euler | pt_BR |
dc.subject | Demonstrações | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Polyhedra | pt_BR |
dc.subject | Euler's Relation | pt_BR |
dc.subject | Demonstrations | pt_BR |
dc.title | Uma análise da proposta dos livros didáticos de matemática do ensino médio sobre as demonstrações e condições de existência de um poliedro convexo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1400305913632052 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Francisco Batista de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1401393432387705 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Rafael Pereira de | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar a proposta dos livros didáticos de matemática do Ensino Médio sobre as demonstrações e condições de existência de um poliedro convexo. Faz-se uma breve análise da definição de Poliedros e apresenta-se algumas considerações históricas a respeito da Relação de Euler e sobre seu autor. Nos procedimentos metodológicos, foram utilizados três livros didáticos para análise das propostas de apresentação da fórmula de Euler, as condições de existência e a abordagem geral sobre Poliedros. Optou-se também pela aplicação de questionário com cinco professores de matemática do Ensino Médio que responderam à questionamentos acerca do uso do livro didático em sala de aula. Os resultados mostraram que mesmo sendo um dos materiais mais utilizados dentro da sala de aula, muitos dos livros didáticos não apresentam algumas etapas importantes para o processo ensino-aprendizagem, e são deixadas apenas para materiais considerados “de apoio” destinados para aqueles que querem um estudo mais aprofundado. | pt_BR |