dc.creator | Lima, Heronilza Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T12:56:43Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T12:56:43Z | |
dc.date.issued | 2018-12-17 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Heronilza Silva. Conexão entre a matemática e a física: a interdisciplinaridade explicando o funcionamento de um arrefecedor caseiro, o eco cooler. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1599 | |
dc.description.abstract | Mathematics, with its own refined language, has always played a central role in man's
understanding of the world around him. Therefore, Science, in particular Physics, uses it to
express its thinking, in a rational and logical way. Thus, the proposition of the present work is
to contextualize the study of graphs of zero-degree polynomial functions and one from the
physical analysis of the operation of a homemade cooler, the Eco Cooler (EC), in order to
awaken the interest in scientific research and thus enable a more attractive and productive
teaching in the formation of critical and creative citizens. The methodology was carried out in
the bibliographic survey for the development of an explanatory research, taking advantage of
the experimental method to identify, through the graphic language, the cause of the cooling
effect provoked by the EC. Language is related to the capacity of data organization in a
systematic, synthetic and efficient way to understand and interpret a phenomenon. The course
was developed in four consecutive stages: knowledge of the existing academic production,
preparation of the EC, collection of data in the laboratory with its graphic transcription and data
analysis as proposition of mathematical models. From the data collection and construction of
these models, it was possible to evaluate and predict the behavior of the physical quantities
involved in the process. Therefore, through the exploration of the concept of zero-degree and
one-degree polynomial functions, and using its graphical representation, it was concluded that
the cooling effect was not produced by a decrease in the internal temperature of the
environment. Therefore, presenting a mathematical content through contextualization is a
methodological proposal for teaching in a more meaningful way, always in search of ways to
reveal the role played by mathematics in science. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino - Ensino. | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.subject | Eco cooler - Investigação cíentífica. | pt_BR |
dc.title | Conexão entre a Matemática e a Física: a interdisciplinaridade explicando o funcionamento de um arrefecedor caseiro, o Eco Cooler | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3994458200348247 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Margareth Santoro Baptista de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2867344535507377 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Margareth Santoro Baptista de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2867344535507377 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Neto, Eulália Raquel Gusmão de Carvalho | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8242989320965827 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lima, Wharton Martins | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5155469745591404 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A Matemática, com sua linguagem própria e refinada, sempre teve um papel central na
maneira de compreensão do homem em relação ao mundo que o cerca. Por isso, a Ciência, em
particular a Física, vale-se dela para expressar seu pensamento, de forma racional e lógica.
Configura-se dessa forma, a proposição do presente trabalho de contextualizar o estudo de
gráficos de funções polinomiais de graus zero e um a partir da análise física do funcionamento
de um arrefecedor caseiro, o Eco Cooler (EC), com o intuito de despertar o interesse pela
investigação científica e, dessa forma, possibilitar um ensino mais atrativo e produtivo na
formação de cidadãos críticos e criativos. A metodologia efetivou-se no levantamento
bibliográfico para o desenvolvimento de uma pesquisa explicativa, apossando-se do método
experimental para identificar, por meio da linguagem gráfica matemática, a causa do efeito
refrigerador provocado pelo EC. Linguagem esta, relacionada com a capacidade de organização
de dados de maneira sistemática, sintética e eficiente para compreensão e interpretação de um
fenômeno. O percurso foi desenvolvido em quatro etapas consecutivas: conhecimento da
produção acadêmica existente, confecção do EC, coleta de dados em laboratório com sua
transcrição gráfica e análise dos dados como proposição de modelos matemáticos. A partir da
coleta de dados aferidos e construção desses modelos, foi possível avaliar e prever o
comportamento das grandezas físicas envolvidas no processo. Logo, mediante a exploração do
conceito de funções polinomiais de graus zero e um, e recorrendo a sua representação gráfica,
concluiu-se que o efeito refrigerador não era produzido por uma diminuição de temperatura
interna do ambiente. Destarte, apresentar um conteúdo matemático por intermédio da
contextualização é uma proposta metodológica para o ensino de uma forma mais significativa,
sempre na busca de maneiras de desvelar qual o papel desempenhado pela Matemática nas
Ciências. | pt_BR |