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dc.creatorLima, Heronilza Silva
dc.date.accessioned2019-01-17T12:56:43Z
dc.date.available2019-01-17T12:56:43Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.identifier.citationLIMA, Heronilza Silva. Conexão entre a matemática e a física: a interdisciplinaridade explicando o funcionamento de um arrefecedor caseiro, o eco cooler. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1599
dc.description.abstractMathematics, with its own refined language, has always played a central role in man's understanding of the world around him. Therefore, Science, in particular Physics, uses it to express its thinking, in a rational and logical way. Thus, the proposition of the present work is to contextualize the study of graphs of zero-degree polynomial functions and one from the physical analysis of the operation of a homemade cooler, the Eco Cooler (EC), in order to awaken the interest in scientific research and thus enable a more attractive and productive teaching in the formation of critical and creative citizens. The methodology was carried out in the bibliographic survey for the development of an explanatory research, taking advantage of the experimental method to identify, through the graphic language, the cause of the cooling effect provoked by the EC. Language is related to the capacity of data organization in a systematic, synthetic and efficient way to understand and interpret a phenomenon. The course was developed in four consecutive stages: knowledge of the existing academic production, preparation of the EC, collection of data in the laboratory with its graphic transcription and data analysis as proposition of mathematical models. From the data collection and construction of these models, it was possible to evaluate and predict the behavior of the physical quantities involved in the process. Therefore, through the exploration of the concept of zero-degree and one-degree polynomial functions, and using its graphical representation, it was concluded that the cooling effect was not produced by a decrease in the internal temperature of the environment. Therefore, presenting a mathematical content through contextualization is a methodological proposal for teaching in a more meaningful way, always in search of ways to reveal the role played by mathematics in science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo de ensino - Ensino.pt_BR
dc.subjectMatemática - Interdisciplinaridade.pt_BR
dc.subjectEco cooler - Investigação cíentífica.pt_BR
dc.titleConexão entre a Matemática e a Física: a interdisciplinaridade explicando o funcionamento de um arrefecedor caseiro, o Eco Coolerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3994458200348247pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Margareth Santoro Baptista de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2867344535507377pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Margareth Santoro Baptista de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2867344535507377pt_BR
dc.contributor.referee2Neto, Eulália Raquel Gusmão de Carvalho
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8242989320965827pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Wharton Martins
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155469745591404pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA Matemática, com sua linguagem própria e refinada, sempre teve um papel central na maneira de compreensão do homem em relação ao mundo que o cerca. Por isso, a Ciência, em particular a Física, vale-se dela para expressar seu pensamento, de forma racional e lógica. Configura-se dessa forma, a proposição do presente trabalho de contextualizar o estudo de gráficos de funções polinomiais de graus zero e um a partir da análise física do funcionamento de um arrefecedor caseiro, o Eco Cooler (EC), com o intuito de despertar o interesse pela investigação científica e, dessa forma, possibilitar um ensino mais atrativo e produtivo na formação de cidadãos críticos e criativos. A metodologia efetivou-se no levantamento bibliográfico para o desenvolvimento de uma pesquisa explicativa, apossando-se do método experimental para identificar, por meio da linguagem gráfica matemática, a causa do efeito refrigerador provocado pelo EC. Linguagem esta, relacionada com a capacidade de organização de dados de maneira sistemática, sintética e eficiente para compreensão e interpretação de um fenômeno. O percurso foi desenvolvido em quatro etapas consecutivas: conhecimento da produção acadêmica existente, confecção do EC, coleta de dados em laboratório com sua transcrição gráfica e análise dos dados como proposição de modelos matemáticos. A partir da coleta de dados aferidos e construção desses modelos, foi possível avaliar e prever o comportamento das grandezas físicas envolvidas no processo. Logo, mediante a exploração do conceito de funções polinomiais de graus zero e um, e recorrendo a sua representação gráfica, concluiu-se que o efeito refrigerador não era produzido por uma diminuição de temperatura interna do ambiente. Destarte, apresentar um conteúdo matemático por intermédio da contextualização é uma proposta metodológica para o ensino de uma forma mais significativa, sempre na busca de maneiras de desvelar qual o papel desempenhado pela Matemática nas Ciências.pt_BR


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