dc.creator | Carvalho, Katarina Lima de | |
dc.date.accessioned | 2018-12-28T18:19:21Z | |
dc.date.available | 2018-12-28T18:19:21Z | |
dc.date.issued | 2018-11-26 | |
dc.identifier.citation | Carvalho, Katarina Lima de. A relação entre a formação do conceito do objeto matemático e sua relação com as representações dos conceitos semióticos de Raymund Duval – em uma análise no estudo das equações do primeiro grau. 2018. 53f. Monografia (Licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1597 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Equations | pt_BR |
dc.subject | Algebra | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.title | A relação entre a formação do conceito do objeto matemático e sua relação com as representações dos conceitos semióticos de Raymund Duval: em uma análise no estudo das equações do primeiro grau. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8120448942810445 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Wharton Martins de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5155469745591404 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3632640726062599 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Otto Augusto de Morais | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2741045043310956 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como propósito verificar e compreender a grande dificuldade
encontrada pelos alunos, principalmente no sétimo ano do ensino Fundamental II, a
transcrição da linguagem verbal para a linguagem matemática os problemas
propostos nas atividades, dando ênfase as equações do primeiro grau.
O trabalho se inicia pela história da álgebra e sua evolução, se iniciando através do
significado do termo “álgebra” até os dias atuais, para que possamos entender como
se apresenta todo o processo do surgimento, seus contribuidores, para que dessa
maneira possamos perceber o quanto o próprio conceito de álgebra está interligado
ao ato de resolução de problemas, construindo a transversalidade entre a linguagem
verbal e a linguagem matemática.
Em seguida trataremos da semiótica, com a contribuição do estudo do matemático
francês Raymund Duval (2004), no que vem apresentar a importância desse
conceito dentro da educação matemática, onde podemos considerar o interesse da
semiótica contribuindo de forma muito considerável no estudo das resoluções de
problemas, para o conteúdo da álgebra, voltamos aqui nesse estudo a semiótica
como ferramenta de apoio para Resolução de Problemas de equações do primeiro
grau, para que o professor induza ao aluno um novo olhar nesse conteúdo através
das significações e interpretações da álgebra.
O estudo também transpassa por situações problemas e suas resoluções dentro da
matemática como todo, não se tratado apenas das equações do primeiro grau, mas
de problemas matemáticos desde os primeiros ciclos de ensino do fundamental,
para que possamos compreender como se ocorre todo o processo de construção de
Resolução de Problemas desde dos primeiros anos do ensino Fundamental, é a parti
desse momento que se acredita na familiarização dos alunos com a linguagem
matemática. Outro estudo que contribui aqui, é o sistema de resolução de Polya
(2006), as questões apresentam quatro fases: a primeira delas é a de
COMPREENSÃO, a segunda fase, o PLANO. A terceira é a EXECUÇÃO, e por
último o RETROSPECTO.
Terminamos o estudo através da aplicação de uma atividade com três questões de
Resoluções de Problemas, do conteúdo de equações do primeiro grau, com três
níveis de dificuldades, dificuldades estas definidas através da contextualização, de
forma a verificar conduta tomada pelo. Aplicada essa atividade com os alunos do
sétimo ano do ensino fundamental II, da Escola Estadual Profª Lourdes
Guilherme, localizada na cidade de Natal, no bairro Neópolis, como contribuidora a
diretora Isabel Cristina, a qual gentilmente concedeu uma aula para a aplicação da
atividade, podendo assim trabalhar com esses alunos que, previamente, já haviam
estudado esse conteúdo com a professora referente à disciplina de matemática. A
escolha se deu pelo fato do aluno dessa série está inicializando o estudo da álgebra,
afim de verificar as dificuldades enfrentadas por eles, tendo no estudo uma fonte
contribuidora para os professores de matemática ou das áreas afim, uma ótica
diferenciada a respeito da Resolução de Problemas e transição de uma linguagem
verbal para linguagem matemática. Em busca de solucionar os problemas, surge o
desejo de pesquisar mais sobre o assunto como forma de contribuição. | pt_BR |