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dc.creatorCarvalho, Katarina Lima de
dc.date.accessioned2018-12-28T18:19:21Z
dc.date.available2018-12-28T18:19:21Z
dc.date.issued2018-11-26
dc.identifier.citationCarvalho, Katarina Lima de. A relação entre a formação do conceito do objeto matemático e sua relação com as representações dos conceitos semióticos de Raymund Duval – em uma análise no estudo das equações do primeiro grau. 2018. 53f. Monografia (Licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1597
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.titleA relação entre a formação do conceito do objeto matemático e sua relação com as representações dos conceitos semióticos de Raymund Duval: em uma análise no estudo das equações do primeiro grau.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8120448942810445pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Wharton Martins de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155469745591404pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632640726062599pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Otto Augusto de Morais
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2741045043310956pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como propósito verificar e compreender a grande dificuldade encontrada pelos alunos, principalmente no sétimo ano do ensino Fundamental II, a transcrição da linguagem verbal para a linguagem matemática os problemas propostos nas atividades, dando ênfase as equações do primeiro grau. O trabalho se inicia pela história da álgebra e sua evolução, se iniciando através do significado do termo “álgebra” até os dias atuais, para que possamos entender como se apresenta todo o processo do surgimento, seus contribuidores, para que dessa maneira possamos perceber o quanto o próprio conceito de álgebra está interligado ao ato de resolução de problemas, construindo a transversalidade entre a linguagem verbal e a linguagem matemática. Em seguida trataremos da semiótica, com a contribuição do estudo do matemático francês Raymund Duval (2004), no que vem apresentar a importância desse conceito dentro da educação matemática, onde podemos considerar o interesse da semiótica contribuindo de forma muito considerável no estudo das resoluções de problemas, para o conteúdo da álgebra, voltamos aqui nesse estudo a semiótica como ferramenta de apoio para Resolução de Problemas de equações do primeiro grau, para que o professor induza ao aluno um novo olhar nesse conteúdo através das significações e interpretações da álgebra. O estudo também transpassa por situações problemas e suas resoluções dentro da matemática como todo, não se tratado apenas das equações do primeiro grau, mas de problemas matemáticos desde os primeiros ciclos de ensino do fundamental, para que possamos compreender como se ocorre todo o processo de construção de Resolução de Problemas desde dos primeiros anos do ensino Fundamental, é a parti desse momento que se acredita na familiarização dos alunos com a linguagem matemática. Outro estudo que contribui aqui, é o sistema de resolução de Polya (2006), as questões apresentam quatro fases: a primeira delas é a de COMPREENSÃO, a segunda fase, o PLANO. A terceira é a EXECUÇÃO, e por último o RETROSPECTO. Terminamos o estudo através da aplicação de uma atividade com três questões de Resoluções de Problemas, do conteúdo de equações do primeiro grau, com três níveis de dificuldades, dificuldades estas definidas através da contextualização, de forma a verificar conduta tomada pelo. Aplicada essa atividade com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, da Escola Estadual Profª Lourdes Guilherme, localizada na cidade de Natal, no bairro Neópolis, como contribuidora a diretora Isabel Cristina, a qual gentilmente concedeu uma aula para a aplicação da atividade, podendo assim trabalhar com esses alunos que, previamente, já haviam estudado esse conteúdo com a professora referente à disciplina de matemática. A escolha se deu pelo fato do aluno dessa série está inicializando o estudo da álgebra, afim de verificar as dificuldades enfrentadas por eles, tendo no estudo uma fonte contribuidora para os professores de matemática ou das áreas afim, uma ótica diferenciada a respeito da Resolução de Problemas e transição de uma linguagem verbal para linguagem matemática. Em busca de solucionar os problemas, surge o desejo de pesquisar mais sobre o assunto como forma de contribuição.pt_BR


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