Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Milena Mônica Fernandes de
dc.date.accessioned2018-11-14T14:09:44Z
dc.date.available2018-11-14T14:09:44Z
dc.date.issued2017-12-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Milena Mônica Fernandes de. Formação de preço e visibilidade mercadológica do empreendimento da artesã Dona Rô. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Marketing)- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1575
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectFormação de preçospt_BR
dc.titleFormação de preço e visibilidade mercadológica do empreendimento da artesã Dona Rôpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Paulo de Tarso Silva
dc.contributor.referee1Braga, Paulo de Tarso Silva
dc.contributor.referee2Momo, Denise Cristina
dc.contributor.referee3Medeiros, Bruno Campelo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA apuração dos custos inerentes à atividade pretendida é fundamental para a formação de preços de venda competitivos e flexíveis. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor uma estrutura de formação de preços para uma empresa do setor de artesanato. A investigação realizou-se por meio do método de estudo de caso de uma artesã localizada na cidade de Natal-RN. A partir da compilação dos dados coletados foi: realizada precificação dos itens catalogados, proposto uma metodologia para a formação dos preços de novos produtos e ferramenta para controles financeiros e uma comparação mercadológica de valores junto a concorrentes direto da artesã. O resultado final do estudo evidenciou a importância de uma gestão eficiente de custos quando foi constatado que a artesã já praticava os valores de mercado, mas não tinha conhecimento de seus custos e isso dificultava a formação de preços e a segurança frente ao mercado quanto ao repasse de seus valores. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados conceitos, cálculos e diversos fatores que foram considerados para a identificação de custos e posterior formação do preço.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples