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dc.creatorPereira, Jadson da Silva
dc.date.accessioned2018-11-14T13:28:45Z
dc.date.available2018-11-14T13:28:45Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationPEREIRA, Jadson da Silva. O Shopping Center como um espaço social de incentivo ao consumo: uma análise do Shopping Midway Mall em Natal/ RN a partir do conceito de sociedade de consumidores. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Marketing)– Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1571
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedade de consumidorespt_BR
dc.subjectShopping Centerspt_BR
dc.subjectMidway Mallpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO shopping center como um espaço social de incentivo ao consumo: uma análise do Shopping Midway Mall em Natal/ RN a partir do conceito de sociedade de consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Capistrano, Pablo Moreno Paiva
dc.contributor.referee1Capistrano, Pablo Moreno Paiva
dc.contributor.referee2Lima, Karla Angélica Dantas de
dc.contributor.referee3Duavy, Paulo Roberto Pimentel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da atuação dos Shopping Centers no campo da disseminação e intensificação de valores ligados ao consumismo e ao individualismo a partir do conceito de sociedade de consumidores apresentado por Bauman (2008). A instituição do Shopping Center como espaço de convivência e consumo é usualmente tomado como um espaço que promove e intensifica noções de individualismo e consumismo. Nas médias e grandes cidades do mundo, o Shopping Center se tornou um espaço que atrai consumidores e que dissemina valores. Portanto, analisar o comportamento dos consumidores nesse tipo de empreendimento se faz importante, já que nesse espaço comercial a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. Neste sentido, o presente trabalho busca analisar o Midway Mall, um dos maiores Shopping Centers do Rio Grande do Norte. Situado na cidade do Natal/RN, o supracitado shopping apresenta-se como exemplo paradigmático de espaço onde se empregam conceitos bastante atuais de marketing, como a tematização e setorização dos espaços. Pretende-se no presente trabalho estudar a influência direta das ações de marketing sobre o consumidor e os efeitos no consumo dos produtos e serviços ofertados no Shopping, bem como o seu papel no sentido de promover a integração, ou segregação, dos consumidores a partir das faixas de renda e do seu poder aquisitivo. A partir da perspectiva teórica de Bauman (2008) de comodificação dos consumidores, o presente trabalho empreendeu uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso onde utilizou-se a metodologia exploratória e descritiva, através de um levantamento bibliográfico e de uma análise de dados que foram coletados através da observação direta e de entrevistas juntos aos clientes, numa perspectiva qualitativa e quantitativa. A pesquisa resultou em 430 clientes respondentes. Os resultados indicam para um perfil de consumidor jovem/adulto, conectado, classificado no critério econômico nível C e propenso ao consumo. Observou-se que o Midway a partir da estratégia de tematização integra em seu espaço clientes de diferentes camadas sociais. Por outro lado, a utilização da estratégia de setorização influencia no incremento da segregação dos clientes entre os pisos do shopping. Por fim, espera-se, contribuir para discussão acerca do papel do Shopping como indutor de valores da sociedade de consumidores, fornecendo subsídios para uma abordagem crítica do espaço observado.pt_BR


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