Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Airton Viana da
dc.date.accessioned2017-07-19T14:40:49Z
dc.date.available2017-07-19T14:40:49Z
dc.date.issued2017-03-06
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1190
dc.description.abstractThis work shows how it is possible to develop, with high school students, experiments that involve the foundations of Modern and Contemporary Physics, using accessible and easily acquired materials, focused on the Brazilian reality, through experimental workshops. These materials allow by means of an appropriate methodology, the execution of three particular experiments, which involved Planck's constant, the spectroscopy and the diffraction of light. Seeking to understand and understand these events, which supported modern and contemporary physics in the early twentieth century. Since their understanding is seen as a necessity to understand the phenomena related to situations lived by the students is of natural or technological origin, enabling them, a wide panorama of how great thinkers of the beginning of this century, have managed to revolutionize the modern world. In addition, students will be able to improve their motor and cognitive skills in the practical classes described in this academic production, participating directly, assembling, measuring, constructing, and elaborating reports, analyzing the data obtained. Acquiring through the teacher, a conceptual and historical basis on each theme proposed. It can also in this way, express their opinions to improve the tests performed, making them more participatory and active in class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica moderna e contemporânea.pt_BR
dc.subjectExperimentos.pt_BR
dc.subjectMetodologia adequada.pt_BR
dc.titleO experimento como meio facilitador na aprendizagem da física moderna no ensino médio, com materiais acessíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154310290663883pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192379274986413pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Caio Vasconcelos Pinheiro da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0365119149574410pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Natureza e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho mostra como é possível desenvolver, com alunos do Ensino Médio, experimentos que envolvam os fundamentos da Física Moderna e Contemporânea, utilizando materiais acessíveis e de fácil aquisição, voltados à realidade brasileira, através da realização de oficinas experimentais. Estes materiais permitem através de uma metodologia adequada, a execução de três experimentos particulares, que envolveram a constante de Planck, a espectroscopia e a difração da luz. Buscando entender e compreender esses eventos, que embasaram a Física Moderna e Contemporânea no início do século XX. Já que, o seu entendimento é visto como uma necessidade para compreender os fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes seja de origem natural, ou tecnológica, possibilitando aos mesmos, um amplo panorama de como grandes pensadores do início deste século, conseguiram revolucionar o mundo moderno. Além disso, os estudantes poderão aprimorar suas habilidades motoras e cognitivas, nas aulas práticas descritas nesta produção acadêmica, participando de forma direta, montando, medindo, construindo, elaborando relatórios e analisando os dados obtidos. Adquirindo através do professor, todo um embasamento conceitual e histórico sobre cada tema proposto. Podendo também, dessa maneira, emitir suas opiniões para aprimorar cada vez mais os ensaios realizados, tornando-os assim, mais participativo e atuante nas aulas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples