dc.creator | Arruda, Eloisa Varela Cardoso de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-05T20:08:38Z | |
dc.date.available | 2017-07-05T20:08:38Z | |
dc.date.issued | 2016-08-12 | |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Eloisa Varela Cardoso de. Avaliação de implementação do curso de graduação tecnológica em gestão de cooperativas – UFRN/PRONERA. 2016. 143 f. Dissertação(Mestrado em Educação Profissional – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1185 | |
dc.description.abstract | This research aimed to evaluate the process of implementation of the Cooperative
Manegment Technological Graduation Course offered by the Federal Institute of Colonization
and Agrarian Reform (INCRA) and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN).
This dissertation focuses on the adoption of the principles that guide the National Program for
Education and Agrarian Reform (PRONERA), as well as the political, social and economic
growth of the Federal Settlement Projects (PAS) and rural communities that benefit from the
National Program of Land Funding, located in the cities of Pureza and Jandaíra, respectively.
We proceeded with bibliographical review, giving special attention to Poulantzas (1980),
Höfling (2001), Souza (2006), Frey (2000) Belloni; Magalhães and Souza (2009), Azevedo
(2010) Caldart (2004; 2010), Molina and Jesus (2004); Andrade and Di Pierro (2004; 2010)
and Munarim (2011). Then there was the documental analysis of the main documents that guide
the Program, aoong with the semi-structured interviews of subjects involved with the
Cooperative Management Course. Analysis show the PRONERA principles were effectively
adopted, except for the principles of Inclusion, Participation and Partnership, which were only
partially carried out due to difficulties in mobilizing social actors and fulfill the demands of
agrarian social movements. Results point out that the course implementation observes not only
the PRONERA principles but also the ones related to agrarian vocational education policies
and the wholesome humane development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | PRONERA | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional do Campo | pt_BR |
dc.subject | Graduação Tecnológica em gestão cooperativas | pt_BR |
dc.subject | Public policies evaluation | pt_BR |
dc.subject | PRONERA | pt_BR |
dc.subject | Agrarian vocational education | pt_BR |
dc.subject | Cooperative manegment tecnological graduation course | pt_BR |
dc.title | Avaliação de implementação do curso de graduação tecnológica em gestão de coopertivas – UFRN/PRONERA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0235267771601117 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Márcio Adriano de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2689467070016983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Márcio Adriano de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2689467070016983 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Batista, Maria do Socorro Xavier | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6786292528944682 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Correia, Deyse Morgana das Neves | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0743366450214939 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de implementação do Curso de
Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, celebrado entre o Instituto Federal de
Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN), com enfoque na adoção dos princípios orientadores do Programa Nacional de
Educação na Reforma Agrária ( PRONERA), bem como para o desenvolvimento econômico,
social e político dos Projetos de Assentamentos Federais (PAS) e das comunidades rurais
beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário, situados, respectivamente, nos
municípios de Pureza e Jandaíra, no Rio Grande do Norte. Para a realização da pesquisa,
optamos por alguns procedimentos teórico-metodológicos, quais sejam a revisão bibliográfica,
destacando autores como Poulantzas (1980), Höfling (2001), Souza (2006), Frey (2000)
Belloni; Magalhães e Souza (2009), Azevedo (2010) Caldart (2004; 2010), Molina e Jesus
(2004) Andrade e Di Pierro (2004; 2010) e Munarim (2011). Realizamos ainda a análise
documental, com enfoque nos principais documentos que orientam a execução do Programa e
a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a sujeitos envolvidos com a implementação
do curso em Gestão de Cooperativas. As análises da implementação mostram que Princípios
Orientadores do PRONERA foram adotados plenamente, mas os Princípios de Inclusão,
Participação e Parceria foram atendidos parcialmente, visto a dificuldade de mobilização dos
atores sociais, como também de atender às demandas oriundas dos movimentos sociais do
campo. Constatamos também que a implementação do curso de Graduação Tecnológica em
Gestão de Cooperativas, além de observar os Princípios Orientadores do PRONERA, atende
ainda àqueles que estão associados à política de Educação Profissional do campo na perspectiva
da formação humana integral. | pt_BR |