Mostrar registro simples

dc.creatorArruda, Eloisa Varela Cardoso de
dc.date.accessioned2017-07-05T20:08:38Z
dc.date.available2017-07-05T20:08:38Z
dc.date.issued2016-08-12
dc.identifier.citationARRUDA, Eloisa Varela Cardoso de. Avaliação de implementação do curso de graduação tecnológica em gestão de cooperativas – UFRN/PRONERA. 2016. 143 f. Dissertação(Mestrado em Educação Profissional – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1185
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the process of implementation of the Cooperative Manegment Technological Graduation Course offered by the Federal Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA) and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This dissertation focuses on the adoption of the principles that guide the National Program for Education and Agrarian Reform (PRONERA), as well as the political, social and economic growth of the Federal Settlement Projects (PAS) and rural communities that benefit from the National Program of Land Funding, located in the cities of Pureza and Jandaíra, respectively. We proceeded with bibliographical review, giving special attention to Poulantzas (1980), Höfling (2001), Souza (2006), Frey (2000) Belloni; Magalhães and Souza (2009), Azevedo (2010) Caldart (2004; 2010), Molina and Jesus (2004); Andrade and Di Pierro (2004; 2010) and Munarim (2011). Then there was the documental analysis of the main documents that guide the Program, aoong with the semi-structured interviews of subjects involved with the Cooperative Management Course. Analysis show the PRONERA principles were effectively adopted, except for the principles of Inclusion, Participation and Partnership, which were only partially carried out due to difficulties in mobilizing social actors and fulfill the demands of agrarian social movements. Results point out that the course implementation observes not only the PRONERA principles but also the ones related to agrarian vocational education policies and the wholesome humane development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.subjectPRONERApt_BR
dc.subjectEducação Profissional do Campopt_BR
dc.subjectGraduação Tecnológica em gestão cooperativaspt_BR
dc.subjectPublic policies evaluationpt_BR
dc.subjectPRONERApt_BR
dc.subjectAgrarian vocational educationpt_BR
dc.subjectCooperative manegment tecnological graduation coursept_BR
dc.titleAvaliação de implementação do curso de graduação tecnológica em gestão de coopertivas – UFRN/PRONERApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235267771601117pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Márcio Adriano de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Márcio Adriano de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Maria do Socorro Xavier
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786292528944682pt_BR
dc.contributor.referee4Correia, Deyse Morgana das Neves
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0743366450214939pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de implementação do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, celebrado entre o Instituto Federal de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com enfoque na adoção dos princípios orientadores do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária ( PRONERA), bem como para o desenvolvimento econômico, social e político dos Projetos de Assentamentos Federais (PAS) e das comunidades rurais beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário, situados, respectivamente, nos municípios de Pureza e Jandaíra, no Rio Grande do Norte. Para a realização da pesquisa, optamos por alguns procedimentos teórico-metodológicos, quais sejam a revisão bibliográfica, destacando autores como Poulantzas (1980), Höfling (2001), Souza (2006), Frey (2000) Belloni; Magalhães e Souza (2009), Azevedo (2010) Caldart (2004; 2010), Molina e Jesus (2004) Andrade e Di Pierro (2004; 2010) e Munarim (2011). Realizamos ainda a análise documental, com enfoque nos principais documentos que orientam a execução do Programa e a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a sujeitos envolvidos com a implementação do curso em Gestão de Cooperativas. As análises da implementação mostram que Princípios Orientadores do PRONERA foram adotados plenamente, mas os Princípios de Inclusão, Participação e Parceria foram atendidos parcialmente, visto a dificuldade de mobilização dos atores sociais, como também de atender às demandas oriundas dos movimentos sociais do campo. Constatamos também que a implementação do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, além de observar os Princípios Orientadores do PRONERA, atende ainda àqueles que estão associados à política de Educação Profissional do campo na perspectiva da formação humana integral.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples