Navegação Teses e Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 211
-
Proposta de tecnologia para controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando lógica Fuzzy
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de ComputaçãoOutroUFRN, 2014-12-16)The speed control of smart PIGs is necessary, in oil and gas industry, for allow a better and safer pipeline inspection. This is possible when those smart it PIGs maintain a low speed while performs a pipeline inspection, ... -
Acessibilidade física, nos espaços e mobiliário da Biblioteca Nísia Floresta Brasileia Augusta do IFRN - Campus Parnamirim, voltada para os usuários com deficiência física.
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPrograma de Pós Graduação em Ciências da EducaçãoOutroIFRN, 2015-01-16)Presenta la accesibilidad física de la Biblioteca Nísia floresta Brasileira Augusta del Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), en la unidad del Campus Parnamirim, objetiva analizar ... -
Uso de confiabilidade na rotulação de exemplos em problemas de classificação multirrótulo com aprendizado semissupervisionado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOOutroIFRN, 2015-02-20)The techniques of Machine Learning are applied in classification tasks to acquire knowledge through a set of data or information. Some learning methods proposed in literature are methods based on semissupervised learning; ... -
Preservação digital e periódicos científicos eletrônicos: um mapeamento das práticas nas universidades federais brasileiras
(Universidade Federal de PernambucoBrasilLajesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoIFRN, 2015-02-23)The present work shows the Brazilian scenario about the preservation of scientific memory available in digital media and the challenges to ensure its integrity, reliability and perennial access. It aims to map the digital ... -
A atuação dos núcleos de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais no IFRN
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRN, 2015-03-30)The aim of this study was to evaluate the reality of the Service Centers for People with Special Educational Needs (NAPNEs) implanted at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande ... -
Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no Curso de Licenciatura em Matemática
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2015-06-11) -
Ensino de história no curso técnico de nível médio integrado em turismo: do CEFET/RN ao IFRN-campus Natal-Central (2005-2011)
(Natal - Central, 2015-07)Essa dissertação, fruto das discussões empreendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação profissional (PPGEP), vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas, tem como objetivo analisar as práticas ... -
Tecnologia social na educação profissional e tecnológica : perspectivas da formação do curso técnico integrado em informática do IFRN - Campus Mossoró
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-07-08)The social function of educational institutions has been historically restricted to produce labor force in order to supply the job market and keep the social policy of ruling classes. This logic has found broad space at ... -
Avaliação do processo de implementação do Projovem urbano em Natal/RN: o que dizer da dimensão qualificação profissional?
(2015-07-14)A presente dissertação tem como objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) Urbano em Natal/RN, com enfoque na dimensão qualificação profissional, compreendendo o ... -
Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de Engenharia Elétrica (IFPB/João Pessoa)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-07-16)The creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) in 2008 and its expansion, resulted in the hiring of a large quantity of graduates with degrees in Engineering, among others, to teach in ... -
Práticas pedagógicas significativas no curso de edificações Proeja do IF Sertão-PE campus Petrolina
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-08-04)This work is the result of a study on the significant pedagogical practices in Technical Course of Building Proeja at IF SERTÃO – PE, Campus Petrolina. Opportunity in which pedagogical practice is conceptualized as any ... -
O PROEJA como inquilino: impactos preliminares do processo de implementação do programa no IF Sertão PE Campus Petrolina 2006-2013
(2015-08-06)A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os possíveis impactos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto ... -
Recomendações para um sistema de sinalização tátil a partir de abordagens ergonômicas e da percepção do deficiente visual para o campus Parnamirim do IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroMestrado profissional em designOutroIFRN, 2015-08-26)This study reports recommendations for a tactile and graphic wayfinding system aiming to offer more orientability and mobility for visually impaired people (blindness and low vision) at Instituto Federal de Educação, Ciência ... -
Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: um estudo exploratório das políticas educacionais de 1990 a 2010
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-09-02)Esta investigación es un estudio exploratorio que discute las políticas para la Enseñanza Mediana y para la Educación Profesional en Brasil. Tiene como objetivo desvelar las rupturas y continuidades presentes en esas ... -
Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralPPGEPIFRN, 2015-11)This work aims to build a game for the teaching of electrical circuits and to study their effects on the learning process of digital natives. The game produced, called lâmpadas, is an application for mobile devices such ... -
Uma proposta para o ensino de entropia no ensino médio
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMNPEFIFRN, 2015-11-18) -
Uso de quiz em smartphones visando o auxílio na aprendizagem de física no ensino médio
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMNPEFIFRN, 2015-11-18) -
Módulo didático que utiliza o kit de um elevador hidráulico como ferramenta de ensino do princípio de Pascal
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMNPEFIFRN, 2015-11-18) -
O Pronatec e o processo de expansão e privatização da educação profissional no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-12-04)ABSTRACT This dissertation is part of the scope of knowledge production in the field of Brazilian professional education. The guiding principle of research is the current process of expansion of the Brazilian Professional ... -
O Programa TEC NEP e sua implementação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica: ressonâncias acadêmicas, limites e desafios
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-12-17)