Navegação por autor "Moura, Dante Henrique"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
Concepções de formação humana nas políticas de educação profissional e sua materialidade no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá.
Drago, Crislaine; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279460J5 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-03-26)This dissertation aims to analyze what conceptions of human formation can be present in the Brazilian professional education policies, as well as in the documents and speeches of teachers, pedagogical staff, managers and ... -
Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades
Silva, José Moisés Nunes da; http://lattes.cnpq.br/4938417125282662 (Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2014-07-31)The thesis deals with the concepts of technical training of middle level adopted by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). Discusses these concepts from the four ... -
O curso de especialização em Proeja - Cefet/RN (2007) e suas relações na vida profissional e acadêmica dos concluintes
Cacho, Mylenna Vieira; http://lattes.cnpq.br/5604426085322960 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-06-13)ABSTRACT The National Program for the Integration of Professional Education, together with the Basic Education for Youth and Adult mode (PROEJA), established by the decree No. 5,840/2006, replacing the decree No. 5,478/2005, ... -
A educação de jovens e adultos integrada com a educação profissional: contrapontos dos planos nacionais de educação do século XXI no Brasil
Cacho, Mylenna Vieira; Moura, Dante Henrique; Silva, Francisca Natália da (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Educação profissional: desafios teórico-metodológicos e políticas públicas
Moura, Dante Henrique (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2016) -
A formação continuada de professores para o PROEJA
Cacho, Mylenna Vieira; Moura, Dante Henrique (UFC, 2015)Neste artigo, analisamos como ocorrem as políticas de formação continuada (com ênfase no Curso de Especialização) de professores para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na ... -
Formação de docentes para a atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos: perspectivas e desafios
Cacho, Mylenna Vieira; Moura, Dante Henrique; Arruda, Eloisa Varela Cardoso de; SILVA, Francisca Natália da (Realize Editora, 2015)Este artigo apresenta uma análise sobre algumas políticas públicas de formação de professores no Brasil, sobretudo as direcionadas à educação profissional e ao PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ... -
Formação de professores para a educação profissional: um debate sobre as ausências (de políticas públicas) e as exigências (do capital)
Damascena, Edilza Alves; Nascimento, Ana Carolina Veras do; Moura, Dante Henrique (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
A formação profissional e as condições de trabalho docente sob a lógica do capital
França, Radyfran Nascimento de; Moura, Dante Henrique (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central
Silva, Maria de Lourdes Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/6666654581846315 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-26)El estudio muestra lal ectura del texto literario como un elemento importante en la formación integral del hombre y de los diálogos con el campo de la literatura, con los estudiantes de la Escuela Secundaria Integrada ... -
Os Planos Nacionais de Educação : travessias da Educação de Jovens e Adultos Integrada com a Educação Profissional
Cacho, Mylenna Vieira; Moura, Dante Henrique (Realize Editora, 2015)Este artigo, baseado em análise documental e revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir as relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional (EP) no âmbito dos Planos Nacionais de Educação ... -
Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008)
Pereira, Ulisséia Ávila; http://lattes.cnpq.br/6243230397916812 (Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2010-07-23) -
Políticas públicas de formação de jovens e adultos ao longo da vida : desafios para a articulação com a educação profissional
Cacho, Mylenna Vieira; Moura, Dante Henrique; Arruda, Eloisa Varela Cardoso de (UFC, 2015)Este artigo tem como objetivo discutir a função qualificadora proposta pelo Parecer nº 11/2000 do Conselho Nacional de Educação, o qual prevê que a Educação de Jovens e Adultos –EJA- propicie a atualização de conhecimentos, ... -
A produção do conhecimento sobre Educação Profissional no Portal de Periódicos da Capes: a configuração do campo científico
Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo; http://orcid.org/0000-0001-6976-8470; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4080886T8 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-04-14)This article takes part in the Postgraduate studies in Professional Education Program of the Federal Institute of Education Science and Technology of Rio Grande do Norte and aims to comprehend the historical setting of ... -
PROEJA no IFRN: práticas pedagógicas e formação docente
Moura, Dante Henrique; Baracho, Maria das Graças (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2010-11-10) -
Profissionais da educação no PNE 2014-2024: Acomodação ou conflito de interesses
Magalhães, Caroline Stephanie Campos Arimateia; Magalhães, Ricardo Rodrigues; Moura, Dante Henrique (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
O Pronatec e o processo de expansão e privatização da educação profissional no Brasil
Melo, Ticiane Gonçalves Sousa de; http://lattes.cnpq.br/8565833823989188 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-12-04)ABSTRACT This dissertation is part of the scope of knowledge production in the field of Brazilian professional education. The guiding principle of research is the current process of expansion of the Brazilian Professional ... -
Teoria e prática no PROEJA: vozes que se completam
Henrique, Ana Lúcia Sarmento; Moura, Dante Henrique; Baracho, Maria das Graças (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2012-01-01) -
Trabalho e formação docente na educação profissional
Moura, Dante Henrique (Natal - Central, 2014) -
Trabalho educativo do técnico-administrativo do IFRN/CNAT: consensos e dissensos
Magalhães, Caroline Stephanie; http://lattes.cnpq.br/3220911491341837 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-05-23)The ontological, creative and historical conception of work is not reducible to the labor activity, but it is the production of all the dimensions of human life. Work is the pivotal point between the object of this research, ...