Formação de docentes para a atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos: perspectivas e desafios

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Data
2015Autor
Cacho, Mylenna Vieira
Moura, Dante Henrique
Arruda, Eloisa Varela Cardoso de
SILVA, Francisca Natália da
Metadados
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Este artigo apresenta uma análise sobre algumas políticas públicas de formação de professores no Brasil, sobretudo as direcionadas à educação profissional e ao PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Inicialmente, contextualiza-se o ensino de educação de jovens e adultos no Brasil até o surgimento do PROEJA, aponta-se, em seguida, a necessidade de formação de professores atuam/atuarão neste Programa. Busca-se uma reflexão acerca de uma concepção pedagógica que acolha a proposta humanizadora, que vislumbre uma educação crítica e emancipadora do homem, articulada a conhecimentos científicos e tecnológicos integradas à formação profissional, não para atender a uma necessidade econômica vigente e a um grupo hegemônico, mas que vise a uma transformação de uma sociedade mais justa e de melhores condições de vida.