Políticas públicas de formação de jovens e adultos ao longo da vida : desafios para a articulação com a educação profissional
Data
2015Autor
Cacho, Mylenna Vieira
Moura, Dante Henrique
Arruda, Eloisa Varela Cardoso de
Metadados
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Este artigo tem como objetivo discutir a função qualificadora proposta pelo Parecer nº 11/2000 do Conselho Nacional de Educação, o qual prevê que a Educação de Jovens e Adultos –EJA- propicie a atualização de conhecimentos, numa perspectiva de educação ao longo da vida, visto que somos seres em permanente educação. Neste direcionamento, a discussão abordará propostas políticas de relatórios (Faure e Delors) da Unesco diante da materialidade do capitalismo internacional e como isso repercute nas formulações de políticas públicas relativas à educação básica de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional no Brasil, sobretudo, no que se refere ao Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA. A metodologia usada no artigo tratou-se de uma pesquisa exploratória documental e bibliográfica, fundamentada em em Santos (2010), Ianne (1997), Canário (2003), Di Pierro (2005), Rummert (2007), Ventura (2013),Kuenzer (2009) e Moura (2010 e 2012).