Navegação por título
Itens para a visualização no momento 1704-1723 of 2119
-
Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de Engenharia Elétrica (IFPB/João Pessoa)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-07-16)The creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) in 2008 and its expansion, resulted in the hiring of a large quantity of graduates with degrees in Engineering, among others, to teach in ... -
“Que horas elas voltam?": sentidos da educação para funcionárias terceirizadas do Instituto Federal do RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-03-25) -
O que quer, o que pode esta língua: perspectivas para o ensino de língua portuguesa
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2014) -
Quem matou Julhinho? um jogo de promoção de regras institucionais do IFRN Campus Avançado Lajes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilLajesIFRN, 2019-09-18)"Quem matou Julhinho?" Is a game whose purpose is the creation of a playful material to promote the IFRN / Lajes Advanced Campus, in addition it aims to arouse the attention and curiosity of people interested in knowing ... -
Quero me formar: uma proposta de software para organização de formaturas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilLajesIFRN, 2019-12-11)Most graduating classes plan graduation parties that need organization on the part of the students to develop, especially financial, these parties. The use of software to assist students in managing not only financial ... -
Questões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2022-01-01)Scientific and technological advances are present throughout the social sphere, offering contributions to society, but also losses. Considering these aspects, it is essential to discuss science and technology in science ... -
Quilombo Sibaúma: a tradição do coco de Zambê e os herdeiros de Zumbi
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2023-03-14) -
QUIMANIMA: animações computacionais para química do ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimIFRN, 2017-05-23)Is it possible to apply knowledge of High School Chemistry to Object Oriented Programming (OOP)? In the technical high school in the integrated modality, these disciplines are generally taught separately, when they could ... -
Quintais produtivos de excelência e auto sustentáveis do Vale do Assu no Assentamento Novo Pingos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilIpanguaçuIFRN, 2017-03-20)The objective of this study is to study productive farms and to show how to identify and classify a productive yard of excellence based on their agroecological practices and management methods, emphasizing the rescue and ... -
O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2007-03-31)In the contemporary world, or, more precisely, in this age of instantaneous and simultaneous information, the geographic reasoning has been detached and, simultaneously, modified by means of a new social and technological ... -
Racionalidades e ambiguidades da organização Instituto Federal: o caso do Rio Grande do Norte.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2016-02-29)This thesis approaches and enhances the understanding of the dynamics of the administration of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) as part of the Brazilian education system, in the light of the theory of ... -
Reabilitação de área dominada por algaroba: avaliação da unidade técnica demonstrativa manejo da Caatinga do IFRN - Campus Ipanguaçu
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilIpanguaçuIFRN, 2023-05-15)The present course conclusion work aimed to evaluate the progress of the UTD Caatinga Management in order to analyze the improvement of ecological diversity in a specific area, with the purpose of confirming whether the ... -
A realidade de uma instituição escolar atípica : contributos para a compreensão organizacional do IFRN a partir do ponto de vista dos alunos
(De Facto Editores, 2015-10)É notável o crescimento quantitativo pelo qual passaram nos últimos anos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por todo o Brasil. No estado do Rio Grande do Norte não foi diferente. Em tratando-se de uma ... -
Realidade virtual aplicada ao ensino de empreendedorismo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-06-11)Research conducted by the Global Entrepreneurship Monitor shows the growth situation of the entrepreneurial activity in Brazil has been very positive. However, problems related to entrepreneurship training prove to be one ... -
Reciclagem de resíduos de plástico reforçado com fibras de vidro na indústria de piscinas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2019-10-30)Recycling of composite materials has been a challenge today considering the choice of the type of recycling employed for this material category, since due to the matrix composition and reinforcement there is a need for ... -
Reciclagem do lixo eletrônico na microrregião de Angicos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilLajesIFRN, 2022-10-25) -
Reciclagem para o lixo eletrônico na Microrregião de Angicos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilLajesIFRN, 2022-07-25) -
Recicle: uma proposta viável para reduzir problemas ambientais e gerar economia através dos resíduos sólidos urbanos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2021-03-19) -
Recomendações para um sistema de sinalização tátil a partir de abordagens ergonômicas e da percepção do deficiente visual para o campus Parnamirim do IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroMestrado profissional em designOutroIFRN, 2015-08-26)This study reports recommendations for a tactile and graphic wayfinding system aiming to offer more orientability and mobility for visually impaired people (blindness and low vision) at Instituto Federal de Educação, Ciência ... -
Recuperação de área degradada com o cultivo da palma forrageira (Opuntia stricta Haw) adubada com biossólido
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-09-15)The soil degradation scenario is worrisome in Brazil and in the world, due to the improper use of soil, such as: deforestation, monoculture, pasture, use of pesticides and absorption of nutrients by fallow or without mineral ...