Navegação Teses e dissertações externas por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-37 of 37
-
Uso de confiabilidade na rotulação de exemplos em problemas de classificação multirrótulo com aprendizado semissupervisionado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOOutroIFRN, 2015-02-20)The techniques of Machine Learning are applied in classification tasks to acquire knowledge through a set of data or information. Some learning methods proposed in literature are methods based on semissupervised learning; ... -
Preservação digital e periódicos científicos eletrônicos: um mapeamento das práticas nas universidades federais brasileiras
(Universidade Federal de PernambucoBrasilLajesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoIFRN, 2015-02-23)The present work shows the Brazilian scenario about the preservation of scientific memory available in digital media and the challenges to ensure its integrity, reliability and perennial access. It aims to map the digital ... -
A atuação dos núcleos de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais no IFRN
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRN, 2015-03-30)The aim of this study was to evaluate the reality of the Service Centers for People with Special Educational Needs (NAPNEs) implanted at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande ... -
Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no Curso de Licenciatura em Matemática
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOutroUFRN, 2015-06-11) -
Recomendações para um sistema de sinalização tátil a partir de abordagens ergonômicas e da percepção do deficiente visual para o campus Parnamirim do IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroMestrado profissional em designOutroIFRN, 2015-08-26)This study reports recommendations for a tactile and graphic wayfinding system aiming to offer more orientability and mobility for visually impaired people (blindness and low vision) at Instituto Federal de Educação, Ciência ... -
Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaOutroOutroUFRN, 2016)This study deals with teachers’ training and the didactical-pedagogical work of bachelor teachers in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). By bachelor teachers here it ... -
Racionalidades e ambiguidades da organização Instituto Federal: o caso do Rio Grande do Norte.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2016-02-29)This thesis approaches and enhances the understanding of the dynamics of the administration of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) as part of the Brazilian education system, in the light of the theory of ... -
Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPós-graduação em Engenharia de SoftwareOutroIFRN, 2016-04-25)For students who start their first High School year in a technical integrated course, Mathematics is a hard understanding subject. Based on teachers’ reports to the pedagogical office stating the difficulties from students ... -
O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalSão Gonçalo do AmaranteOutroOutroIFRN, 2016-07-22)The remarkable quantifiable growth the Federal Institute of Education for Science and Technology (IFRN) has passed through in recent years throughout Brazil has aroused the concern of researchers from around the country ... -
Ensino de hidrostática voltada para irrigação de frutos e hortaliças, através da aprendizagem significativa
(Universidade Federal do CearáBrasilPau dos FerrosMestrado Profissional em Ensino de FísicaIFRN, 2016-09-23)Physics education has been changing over the years. Many official reports show that there are some needs to seek new teaching methods. Traditional method is not the most suitable to describe our reality. Keeping that in ... -
Avaliação de software educacional nas escolas do Município de Natal, Brasil: concepção e desenvolvimento de instrumentos para certificação de qualidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalNatal - Cidade AltaOutroOutroIFRN, 2016-12-15)The democratization of science and technology is part of the human rights role, befits the constitutional provisions and the state's duty to encourage the inclusion of ICT, scientific and technological training. This study ... -
Estudo do conceito de serendipidade como base para novas abordagens ao problema da convergência prematura
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de ComputaçãoOutroIFRN, 2017-07-01)In the literature, it is common to find many engineering problems which are used to present the effectiveness of the optimization algorithms. Several methods of Bio-Inspired Computing have been proposed as a solution in ... -
Modelo de processo de gestão do conhecimento para centrais de serviços de TI
(Universidade Federal de PernambucoBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoOutroUFPE, 2017-08-17)Maintaining the knowledge about the daily activities of organizations is a big challenge. Many organizations consider necessary to have some form of knowledge management and that it should be treated as strategic priorities. ... -
Estágio docente como pesquisa e formação de identidade nas licenciaturas de uma instituição de formação de professores no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalReitoriaOutroOutroIFRN, 2017-09)The PhD thesis that is now presented is the result of doctoral course in Educational Sciences, speciality of Pedagogic Supervision. In it, we stand for a teaching practicum based on research activities at school, in the ... -
A atividade de trabalho e o adoecimento psíquico em técnico-administrativos em educação
(Universidade PotiguarBrasilNatal - CentralOutroMestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do TrabalhoOutroIFRN, 2018)The global issue faced by this study is centered on the psychic illness and the working activity of technical and administrative workers in education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande ... -
Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na ação docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e TEC
(Universidade do MinhoPortugalReitoriaOutroDoutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia EducativaOutroIFRN, 2018-10-15) -
Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroUFRN, 2019-06-14)