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dc.creatorMelo, Ticiane Gonçalves Sousa de
dc.date.accessioned2016-10-26T16:51:05Z
dc.date.available2016-10-18
dc.date.available2016-10-26T16:51:05Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/892
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation is part of the scope of knowledge production in the field of Brazilian professional education. The guiding principle of research is the current process of expansion of the Brazilian Professional Education. Thereby we look for analyze the public and private character of the founding policies of this expansion, as well as unveiling the role of Pronatec - public policy that has centrality - in the development of this process. Regarding the theorical and methodological approach we use bibliographic research references and document analysis guiding us through social-critical thinking. At the same time, we appropriate the content analysis proposed by Bardin (1977). This research has the time delimitation of the early twenty-first century. We base this dissertation starting from authors such as Antunes (2009), Dourado (2001; 2010), Frigotto (2010; 2011), Harvey (1993), Kuenzer (2005; 2008), Lima (2012), Moura (2013; 2014) Poulantzas (1971) and Saviani (2003). The research results show that in the beginning of the 21 century, in fact, there neoliberal based policies driving the increase in offer in the Professional Education. In addition, we see a very close relation between the process of expansion and the privatization of Professional Education through mainly Pronatec. Some aspects of Pronatec underlie the previous conclusion: the elevated offer of enrollments through public/private partnerships, the abundant supply of short duration courses and low complexity, and the dynamization signs of a market for Professional education. Keywords: Neoliberal Policies. Expansion-privatization of Professional Education. Pronatec.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalavras-chave: Políticas Neoliberais. Expansão-Privatização da Educação Profissional. PRONATEC.pt_BR
dc.titleO Pronatec e o processo de expansão e privatização da educação profissional no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8565833823989188pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Dante Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745822194240257pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee4Sousa, Antonia de Abreu
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708693714978471pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é parte do escopo da produção do conhecimento no campo da Educação Profissional brasileira. O eixo norteador da pesquisa é o processo de expansão da Educação Profissional brasileira em curso. Assim, buscamos analisar o caráter público e privado das políticas fundantes dessa expansão, bem como desvelar o papel do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), política pública que tem centralidade no desenvolvimento desse processo. Quanto ao percurso teórico-metodológico, nos utilizamos de pesquisa bibliográfica e análise documental, nos orientando pelo pensamento sociocrítico. Ao mesmo tempo, nos apropriamos da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Esta pesquisa tem como delimitação temporal o início do século XXI. Fundamentamos esse trabalho a partir de autores como: Antunes (2009), Dourado (2001; 2010), Frigotto (2010; 2011), Harvey (1993), Kuenzer (2005; 2008), Lima (2012), Moura (2013; 2014), Poulantzas (1971) e Saviani (2003). Os resultados do estudo demonstram que nesse início do século XXI, de fato, existem políticas de base neoliberal que são propulsoras da expansão da oferta na Educação Profissional. Além disso, concluímos que há uma relação muito estreita entre o processo de expansão e a privatização da Educação Profissional por meio, principalmente, do Pronatec. Alguns aspectos do Pronatec fundamentam a conclusão anterior: a elevada oferta de matrículas por meio das parcerias público/privadas, a oferta abundante de cursos de curta duração e de baixa complexidade e os sinais de dinamização de um mercado para a Educação Profissional.pt_BR


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