Mostrar registro simples

dc.creatorGraciano, Marcelo Fernandes
dc.date.accessioned2016-08-03T17:08:07Z
dc.date.available2016-06-17
dc.date.available2016-08-03T17:08:07Z
dc.date.issued2016-04-29
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/850
dc.description.abstractThe technologies have become something indispensable to many advances witnessed today in all areas of society. They have been presented as valuable tools when in teaching and learning process. Traditional textbooks still have their important role as sources of knowledge, but given the current technological development they are slowly losing focus at the expense of new alternatives such as digital books. This work deals precisely with the use of interactive digital books as teaching tools in teaching physics in high schools in regular classes. To this end, there was a study on the main digital devices that may mediate the process. Well-built an interactive digital book whose name is Digital Interactive Physics. They were also carried out research in order to reach the relevant learning theories when the intention is to work with technology tools, involving sociocultural interactions, digital and networking. Thus, we came up theories, Constructivist with focusing on Vygotsky, Constructionist of Seymour Papert and Connectivist of George Siemens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física; Livro Digital; E-book; Física Digital Interativa; Vetores; E-pubpt_BR
dc.titleFísica digital interativa: criação e utilização de um livro digital interativo em formato Epub3 no ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289571180736579pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Melquisedec Lourenço da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674115023139208pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Melquisedec Lourenço da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674115023139208pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Andre Stuwart W. T.
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/9174134177872829pt_BR
dc.contributor.referee3Câmara Neto, Calistrato Soares da
dc.contributor.referee3Latteslattes.cnpq.br/7506152108868698pt_BR
dc.contributor.referee4Borges, Jacques Cousteau da Silva
dc.contributor.referee4Latteslattes.cnpq.br/1988820873125145pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Físicapt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias se tornaram algo imprescindível aos diversos avanços hoje presenciados em todos os ramos da sociedade. Elas têm se apresentado como ferramentas de grande valia no âmbito do processo de ensino e aprendizagem. Os tradicionais livros didáticos ainda têm seu importante papel enquanto fontes de conhecimentos, mas, diante do atual desenvolvimento tecnológico eles estão aos pouco perdendo foco em detrimento de novas alternativas, tais como os livros digitais. Esse trabalho trata justamente da utilização de livros digitais interativos como ferramentas pedagógicas no ensino de Física em escolas de ensino médio em turmas regulares. Para tanto, fez-se um estudo acerca dos principais aparatos digitais que possam mediar o processo. Foi construído assim um livro digital interativo cujo nome é Física Digital Interativa. Também foram realizadas pesquisas com o intuito de chegar às teorias de aprendizagem relevantes quando a intenção é trabalhar com ferramentas tecnológicas, envolvendo interações socioculturais, digitais e em rede. Dessa forma, chegou-se as teorias Construtivista com foco em Vygotsky, Construcionista de Seymour Papert e Conectivista de George Siemens.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples