dc.creator | Martins, Priscila Akla da Silva | |
dc.creator | Nascimento, Augusto Sávio Guimarães do | |
dc.creator | Souza, Francisco das Chagas Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-04-16T12:57:11Z | |
dc.date.available | 2016-04-15 | |
dc.date.available | 2016-04-16T12:57:11Z | |
dc.date.issued | 2015-12-01 | |
dc.identifier.issn | 2317-4323 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/797 | |
dc.description.abstract | In the last decade, there has been a strong expansion of undergraduate courses at the Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) [Federal Institutes of Education, Science and
Technology (IFs)]. As the supervised practice is one of the most important curriculum components
in an undergraduate course, this article presents the academic research on this topic in the IFs. The
large number of IFs in Brazil has motivated us to conduct a territorial division, considering the north
and northeast regions realities. The methodology consisted of a survey of papers presented at the
Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica [Congress
of Research and Innovation of the North and Northeast Techological Education]. We have noticed
that there is a very low production on training practice in these events, leading us to conclude that
this object has not aroused the proper attention of researchers from these institutions yet. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | |
dc.subject | Licenciatura | |
dc.title | Licenciaturas nos institutos federais: a produção acadêmica sobre o estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.citation.spage | 149 | pt_BR |
dc.citation.epage | 159 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na última década, tem se verifiado uma forte expansão de cursos de licenciaturas nos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Por ser o estágio supervisionado um
dos componentes curriculares mais importantes em uma licenciatura, o artigo discute a produção
acadêmica sobre esse tema nos IFs. O grande número de campus dos IFs no Brasil nos levou a
realizar um recorte espacial, considerando as regiões norte e nordeste. A metodologia constou
de um levantamento dos trabalhos apresentados no Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede
Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Evidenciamos uma baixíssima produção sobre estágio
nesses eventos, levando-nos a concluir que esse objeto ainda não despertou a devida atenção dos
pesquisadores dessas instituições. | pt_BR |