dc.creator | SOUZA, Francisco das Chagas Silva | |
dc.creator | SILVA, Silvia Helena dos Santos Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-01-30T12:48:30Z | |
dc.date.available | 201-01-30 | |
dc.date.available | 2016-01-30T12:48:30Z | |
dc.date.issued | 2015-07-01 | |
dc.identifier.issn | 2179-2534 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/739 | |
dc.description.abstract | This article is about the Higher Education policy, focusing on the Electrical Engineering undergraduation course at Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Two objectives orientate the discussion: investigating the creation of this course in 2007, taking the policies for education from the beginning of this century as reference, and analyzing the pedagogical project of the course, based on discussions about the necessity of a humanistic focus on the education of engineering students for the 21st century. Through bibliographical and documentary research, we noticed that little importance is given to human sciences in the program of Electrical Engineering Course at IFPB, although the pedagogical project of this course states its commitment to the formation of an engineer with a generalist, humanist, critical and reflective values. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | POIESIS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | O curso de engenharia elétrica do IFPB no cenário da expansão da educação superior no brasil e os desafios para uma formação humanística | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 16 | pt_BR |
dc.citation.spage | 280 | pt_BR |
dc.citation.epage | 296 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo situa-se no campo de estudo das políticas para a Educação Superior, tendo como enfoque
o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João
Pessoa. Dois objetivos orientam a discussão: investigar a criação desse curso, em 2007, tomando como
referências as políticas voltadas para a educação no início deste século; e analisar o projeto pedagógico
desse curso, tendo como base as discussões sobre a necessidade de um enfoque humanístico na
formação do engenheiro para o século XXI. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental,
constatamos que a matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem pouquíssima abertura
às Ciências Humanas, apesar de no projeto pedagógico desse curso estar manifesto o seu compromisso
em formar um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva | pt_BR |