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dc.creatorSOUZA, Francisco das Chagas Silva
dc.creatorSILVA, Silvia Helena dos Santos Costa
dc.date.accessioned2016-01-30T12:48:30Z
dc.date.available201-01-30
dc.date.available2016-01-30T12:48:30Z
dc.date.issued2015-07-01
dc.identifier.issn2179-2534pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/739
dc.description.abstractThis article is about the Higher Education policy, focusing on the Electrical Engineering undergraduation course at Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Two objectives orientate the discussion: investigating the creation of this course in 2007, taking the policies for education from the beginning of this century as reference, and analyzing the pedagogical project of the course, based on discussions about the necessity of a humanistic focus on the education of engineering students for the 21st century. Through bibliographical and documentary research, we noticed that little importance is given to human sciences in the program of Electrical Engineering Course at IFPB, although the pedagogical project of this course states its commitment to the formation of an engineer with a generalist, humanist, critical and reflective values.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofPOIESISpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO curso de engenharia elétrica do IFPB no cenário da expansão da educação superior no brasil e os desafios para uma formação humanísticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.citation.spage280pt_BR
dc.citation.epage296pt_BR
dc.description.resumoEste artigo situa-se no campo de estudo das políticas para a Educação Superior, tendo como enfoque o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Dois objetivos orientam a discussão: investigar a criação desse curso, em 2007, tomando como referências as políticas voltadas para a educação no início deste século; e analisar o projeto pedagógico desse curso, tendo como base as discussões sobre a necessidade de um enfoque humanístico na formação do engenheiro para o século XXI. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental, constatamos que a matriz curricular do curso de Engenharia Elétrica do IFPB tem pouquíssima abertura às Ciências Humanas, apesar de no projeto pedagógico desse curso estar manifesto o seu compromisso em formar um engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexivapt_BR


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