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A formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo da concepção política 

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A formacao de professores nos institutos federais de educacao ciencia e tecnologia.pdf (825.6Kb)
Data
2014
Autor
Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves
Metadado
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Resumo
O presente trabalho analisa, no contexto das políticas públicas de formação docente, os Institutos Federais como uma instituição que, dentre outras funções, se destina à formação de professores. Assim, é realizado um exame das proposições políticas para a formação docente nos Institutos Federais, focando na obrigatoriedade legislativa de oferecer 20% das suas vagas para cursos de formação de professores. Os Institutos Federais são especializados na oferta de educação profissional e tecnológica, e a partir de sua criação, em 2008, são consideradas como instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares. Sua variedade de níveis ofertados, somando- se a seu histórico ligado à formação de educação técnica profissional, revela os Institutos Federais como um locus diferenciado, em comparação às outras instituições que também atuam na formação docente. No entanto, a normatização que trata da oferta de vagas de cursos para a formação de professores pelos Institutos Federais, consolida estas instituições como um locus de formação docente, com suas características específicas de uma instituição tecnológica. Essa consolidação levanta questões ligadas à vinculação da formação docente a instituições especializadas em educação profissional e tecnológica. Considerando que essa normativa participa de políticas educacionais voltadas para a formação de professores, questiona-se quais os pressupostos políticos que permeiam a consolidação dos Institutos Federais como locus de formação de professores
URI
http://memoria.ifrn.edu.br/1044/325
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