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dc.contributor.authorLima, Fernanda Bartoly Gonçalves
dc.date.accessioned2015-09-25T20:24:52Z
dc.date.available2015-09-25T20:24:52Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.isbn978-85-8333-065-3
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/1044/325
dc.description.abstractO presente trabalho analisa, no contexto das políticas públicas de formação docente, os Institutos Federais como uma instituição que, dentre outras funções, se destina à formação de professores. Assim, é realizado um exame das proposições políticas para a formação docente nos Institutos Federais, focando na obrigatoriedade legislativa de oferecer 20% das suas vagas para cursos de formação de professores. Os Institutos Federais são especializados na oferta de educação profissional e tecnológica, e a partir de sua criação, em 2008, são consideradas como instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares. Sua variedade de níveis ofertados, somando- se a seu histórico ligado à formação de educação técnica profissional, revela os Institutos Federais como um locus diferenciado, em comparação às outras instituições que também atuam na formação docente. No entanto, a normatização que trata da oferta de vagas de cursos para a formação de professores pelos Institutos Federais, consolida estas instituições como um locus de formação docente, com suas características específicas de uma instituição tecnológica. Essa consolidação levanta questões ligadas à vinculação da formação docente a instituições especializadas em educação profissional e tecnológica. Considerando que essa normativa participa de políticas educacionais voltadas para a formação de professores, questiona-se quais os pressupostos políticos que permeiam a consolidação dos Institutos Federais como locus de formação de professorespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherApodipt_BR
dc.subjectInstitutos federais – Formação de professors, Educação Profissionalizante, Políticas públicas, Política educacional.pt_BR
dc.titleA formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo da concepção política pt_BR
dc.typebookpt_BR


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