A formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo da concepção política
Resumo
O presente trabalho analisa, no contexto das políticas públicas
de formação docente, os Institutos Federais como uma instituição
que, dentre outras funções, se destina à formação de professores. Assim,
é realizado um exame das proposições políticas para a formação
docente nos Institutos Federais, focando na obrigatoriedade legislativa
de oferecer 20% das suas vagas para cursos de formação de professores.
Os Institutos Federais são especializados na oferta de educação
profissional e tecnológica, e a partir de sua criação, em 2008,
são consideradas como instituições de educação superior, básica e
profissional, pluricurriculares. Sua variedade de níveis ofertados, somando-
se a seu histórico ligado à formação de educação técnica profissional,
revela os Institutos Federais como um locus diferenciado,
em comparação às outras instituições que também atuam na formação
docente. No entanto, a normatização que trata da oferta de vagas
de cursos para a formação de professores pelos Institutos Federais,
consolida estas instituições como um locus de formação docente,
com suas características específicas de uma instituição tecnológica.
Essa consolidação levanta questões ligadas à vinculação da formação
docente a instituições especializadas em educação profissional e
tecnológica. Considerando que essa normativa participa de políticas
educacionais voltadas para a formação de professores, questiona-se
quais os pressupostos políticos que permeiam a consolidação dos Institutos
Federais como locus de formação de professores