Mostrar registro simples

dc.creatorFagundes, Evelyn de França
dc.date.accessioned2025-12-11T19:16:24Z
dc.date.available2025-12-11T19:16:24Z
dc.date.issued2025-03-10
dc.identifier.citationFAGUNDES, Evelyn de França. Práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática: análise crítica, pedagógica e tecnológica do LAVIMAT no ensino de matemática. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3050
dc.description.abstractTeaching is inherently connected to understanding a variety of learning strategies that guide the construction of pedagogical practices to achieve learning objectives (Camargo & Daros, 2021). In this context, this research, through a case study of an educational product, seeks to answer the question: How can intentional pedagogical practices in mathematics teaching be implemented through digital resources using the LAVIMAT platform? The study aims to critically analyze the pedagogical and technological potential of the LAVIMAT platform in constructing intentional pedagogical practices in mathematics teaching. The specific objectives are to: (1) identify the pedagogical intentionality of three resources available on the platform; (2) critically analyze how LAVIMAT's resources can be intentionally used to foster the development of mathematical skills aligned with the competencies of the BNCC, based on technological and pedagogical criteria; and (3) propose enhancements that further explore the platform’s pedagogical and technological potential. Methodologically, the analysis was conducted using data collection instruments inspired by Bardin’s content analysis (2016) and Sommerville’s non-functional requirements (2011). The findings indicate that the proposed improvements contribute to enhancing the already existing pedagogical potential of the platform.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática: análise crítica, pedagógica e tecnológica do LAVIMAT no ensino de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-8905-7657pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481022486087904pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Maíra de Faria Barros de Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330776417653535pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3662-8492pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8292350155453141pt_BR
dc.contributor.referee4Andrade, Rafael Thé Bonifácio de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1377498152650154pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEnsinar está relacionado a conhecer uma variedade de estratégias de aprendizagem que possam guiar a construção da prática pedagógica para atingir os objetivos de aprendizagem. (Camargo; Daros, 2021). Neste contexto, essa pesquisa a partir de um estudo de caso de um produto educacional, busca respostas para a pergunta como implementar práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática, mediada por recursos digitais utilizando a plataforma LAVIMAT? a partir do objetivo geral de analisar criticamente a potencialidade pedagógica e tecnológica da plataforma LAVIMAT, na construção de práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática, e atender aos objetivos específicos de identificar a intencionalidade pedagógica de três recurso contidos na plataforma; analisar criticamente como os recursos do LAVIMAT podem ser utilizados de forma intencional para promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas alinhadas às competências da BNCC a partir de critérios tecnológicos e pedagógicos; e por fim sugerir melhorias que explorem o potencial pedagógico e tecnológico da plataforma. Como metodologia, a análise foi realizada a partir de instrumentos de coleta de dados inspirada na análise de conteúdo de Bardin (2016) e requisitos não-funcionais de Sommerville (2011). Como resultados, foi identificado que as sugestões de melhorias propostas ajudam a elevar o potencial pedagógico que a plataforma já tem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples