| dc.creator | Fagundes, Evelyn de França | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T19:16:24Z | |
| dc.date.available | 2025-12-11T19:16:24Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-10 | |
| dc.identifier.citation | FAGUNDES, Evelyn de França. Práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática: análise crítica, pedagógica e tecnológica do LAVIMAT no ensino de matemática. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3050 | |
| dc.description.abstract | Teaching is inherently connected to understanding a variety of learning strategies that
guide the construction of pedagogical practices to achieve learning objectives
(Camargo & Daros, 2021). In this context, this research, through a case study of an
educational product, seeks to answer the question: How can intentional pedagogical
practices in mathematics teaching be implemented through digital resources using the
LAVIMAT platform? The study aims to critically analyze the pedagogical and
technological potential of the LAVIMAT platform in constructing intentional pedagogical
practices in mathematics teaching. The specific objectives are to: (1) identify the
pedagogical intentionality of three resources available on the platform; (2) critically
analyze how LAVIMAT's resources can be intentionally used to foster the development
of mathematical skills aligned with the competencies of the BNCC, based on
technological and pedagogical criteria; and (3) propose enhancements that further
explore the platform’s pedagogical and technological potential. Methodologically, the
analysis was conducted using data collection instruments inspired by Bardin’s content
analysis (2016) and Sommerville’s non-functional requirements (2011). The findings
indicate that the proposed improvements contribute to enhancing the already existing
pedagogical potential of the platform. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Recursos educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | Práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática: análise crítica, pedagógica e tecnológica do LAVIMAT no ensino de matemática | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0001-8905-7657 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9481022486087904 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Andrade, Maíra de Faria Barros de Medeiros | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9330776417653535 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho | |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-3662-8492 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8292350155453141 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Andrade, Rafael Thé Bonifácio de | |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1377498152650154 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Ensinar está relacionado a conhecer uma variedade de estratégias de aprendizagem
que possam guiar a construção da prática pedagógica para atingir os objetivos de
aprendizagem. (Camargo; Daros, 2021). Neste contexto, essa pesquisa a partir de um
estudo de caso de um produto educacional, busca respostas para a pergunta como
implementar práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática, mediada por
recursos digitais utilizando a plataforma LAVIMAT? a partir do objetivo geral de
analisar criticamente a potencialidade pedagógica e tecnológica da plataforma
LAVIMAT, na construção de práticas pedagógicas intencionais no ensino de
matemática, e atender aos objetivos específicos de identificar a intencionalidade
pedagógica de três recurso contidos na plataforma; analisar criticamente como os
recursos do LAVIMAT podem ser utilizados de forma intencional para promover o
desenvolvimento de habilidades matemáticas alinhadas às competências da BNCC a
partir de critérios tecnológicos e pedagógicos; e por fim sugerir melhorias que
explorem o potencial pedagógico e tecnológico da plataforma. Como metodologia, a
análise foi realizada a partir de instrumentos de coleta de dados inspirada na análise
de conteúdo de Bardin (2016) e requisitos não-funcionais de Sommerville (2011).
Como resultados, foi identificado que as sugestões de melhorias propostas ajudam a
elevar o potencial pedagógico que a plataforma já tem. | pt_BR |