| dc.creator | Figueiredo, Danielly Livia Adeltrudes | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T18:57:25Z | |
| dc.date.available | 2025-12-11T18:57:25Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-15 | |
| dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Danielly Livia Adeltrudes. O bibliotecário escolar como mediador da informação em tempos de transformação digital: um estudo exploratório. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3049 | |
| dc.description.abstract | This study analyzes the role of the school librarian as an information mediator in high
school in the face of transformations driven by digital technologies. The research, of
an exploratory nature and based on a literature review in RBBD, CBBD, BRAPCI,
and REBECIN databases, shows that the librarian’s role goes beyond collection
management, incorporating functions such as digital curation, promotion of
information literacy, and pedagogical collaboration with teachers. The reviewed
studies indicate that integrating the library into the pedagogical project fosters
investigative practices, critical thinking, and student autonomy. However, the
effectiveness of such mediation is conditioned by structural factors, such as the
shortage of librarians in many schools, technological infrastructure limitations, and
institutional resistance to interdisciplinarity. At the same time, digital resources and
collaborative methodologies expand learning possibilities when articulated in a
planned and critical way. It is concluded that consolidating the librarian as a strategic
agent requires public policies to ensure their presence in schools, continuous
training, and the strengthening of collaborative practices, transforming the school
library into a dynamic and inclusive hub in the information society. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bibliotecário escolar | pt_BR |
| dc.subject | Mediação da informação | pt_BR |
| dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
| dc.subject | Transformação digital | pt_BR |
| dc.subject | Colaboração interdisciplinar | pt_BR |
| dc.title | O bibliotecário escolar como mediador da informação em tempos de transformação digital: um estudo exploratório | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5186798920659494 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo | |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6976-8470 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9085384000281398 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Sousa, Letícia Priscila Azevedo de | |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-8726-5188 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1469532685849194 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa o papel do bibliotecário escolar como mediador da informação
no Ensino Médio diante das transformações impulsionadas pelas tecnologias
digitais. A pesquisa, de caráter exploratório e fundamentada em revisão bibliográfica
nas bases RBBD, CBBD, BRAPCI e REBECIN, evidencia que a atuação desse
profissional ultrapassa a gestão de acervos, incorporando funções de curadoria
digital, promoção do letramento informacional e colaboração pedagógica com
docentes. Os estudos revisados apontam que a integração entre biblioteca e projeto
pedagógico favorece práticas investigativas, pensamento crítico e autonomia
discente. Observa-se, contudo, que a efetividade dessa mediação é condicionada
por fatores estruturais, como a carência de bibliotecários em muitas escolas,
limitações de infraestrutura tecnológica e resistência institucional à
interdisciplinaridade. Ao mesmo tempo, recursos digitais e metodologias
colaborativas ampliam as possibilidades de aprendizagem quando articulados de
forma planejada e crítica. Conclui-se que consolidar o bibliotecário como agente
estratégico exige políticas públicas para garantir sua presença nas escolas,
formação continuada e fortalecimento de práticas colaborativas, transformando a
biblioteca escolar em um núcleo dinâmico e inclusivo na sociedade da informação. | pt_BR |