Mostrar registro simples

dc.creatorFigueiredo, Danielly Livia Adeltrudes
dc.date.accessioned2025-12-11T18:57:25Z
dc.date.available2025-12-11T18:57:25Z
dc.date.issued2025-08-15
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Danielly Livia Adeltrudes. O bibliotecário escolar como mediador da informação em tempos de transformação digital: um estudo exploratório. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3049
dc.description.abstractThis study analyzes the role of the school librarian as an information mediator in high school in the face of transformations driven by digital technologies. The research, of an exploratory nature and based on a literature review in RBBD, CBBD, BRAPCI, and REBECIN databases, shows that the librarian’s role goes beyond collection management, incorporating functions such as digital curation, promotion of information literacy, and pedagogical collaboration with teachers. The reviewed studies indicate that integrating the library into the pedagogical project fosters investigative practices, critical thinking, and student autonomy. However, the effectiveness of such mediation is conditioned by structural factors, such as the shortage of librarians in many schools, technological infrastructure limitations, and institutional resistance to interdisciplinarity. At the same time, digital resources and collaborative methodologies expand learning possibilities when articulated in a planned and critical way. It is concluded that consolidating the librarian as a strategic agent requires public policies to ensure their presence in schools, continuous training, and the strengthening of collaborative practices, transforming the school library into a dynamic and inclusive hub in the information society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectColaboração interdisciplinarpt_BR
dc.titleO bibliotecário escolar como mediador da informação em tempos de transformação digital: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186798920659494pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6976-8470pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9085384000281398pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Letícia Priscila Azevedo de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8726-5188pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469532685849194pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa o papel do bibliotecário escolar como mediador da informação no Ensino Médio diante das transformações impulsionadas pelas tecnologias digitais. A pesquisa, de caráter exploratório e fundamentada em revisão bibliográfica nas bases RBBD, CBBD, BRAPCI e REBECIN, evidencia que a atuação desse profissional ultrapassa a gestão de acervos, incorporando funções de curadoria digital, promoção do letramento informacional e colaboração pedagógica com docentes. Os estudos revisados apontam que a integração entre biblioteca e projeto pedagógico favorece práticas investigativas, pensamento crítico e autonomia discente. Observa-se, contudo, que a efetividade dessa mediação é condicionada por fatores estruturais, como a carência de bibliotecários em muitas escolas, limitações de infraestrutura tecnológica e resistência institucional à interdisciplinaridade. Ao mesmo tempo, recursos digitais e metodologias colaborativas ampliam as possibilidades de aprendizagem quando articulados de forma planejada e crítica. Conclui-se que consolidar o bibliotecário como agente estratégico exige políticas públicas para garantir sua presença nas escolas, formação continuada e fortalecimento de práticas colaborativas, transformando a biblioteca escolar em um núcleo dinâmico e inclusivo na sociedade da informação.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples