Mostrar registro simples

dc.creatorVidal, Lorena Marques Gurgel
dc.date.accessioned2025-12-10T15:57:09Z
dc.date.available2025-12-10T15:57:09Z
dc.date.issued2025-08-11
dc.identifier.citationVIDAL, Lorena Marques Gurgel. Oficina de sabão ecológico: estratégia didática para o ensino de química e biologia na modalidade PROEJA. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3046
dc.description.abstractThis study aims to present teaching strategies for Chemistry and Biology teachers, with an emphasis on the Integrated Youth and Adult Education and Vocational Education (PROEJA) program. The methodological approach adopted was an ecological soap production workshop, conducted with seventh-semester students of the Commerce technical program offered by the Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Zona Norte campus. The choice of a qualitative experimental approach was based on the potential of hands-on learning to foster student interest and promote knowledge development. The experimental activity involved making bar soap from recycled cooking oil, allowing for the exploration of concepts related to the chemical transformations that occur in the saponification process and the environmental impact of improper waste disposal, which underscore the specific research objectives. The results demonstrate the active and meaningful participation of students, as well as the contribution of pedagogical practice to the development of critical reflections and contextualized knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectSabão ecológicopt_BR
dc.subjectMetodologia experimentalpt_BR
dc.titleOficina de sabão ecológico: estratégia didática para o ensino de química e biologia na modalidade PROEJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Gurgel, Liliane de Lima
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4292-7707pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8383861001436139pt_BR
dc.contributor.referee1Gurgel, Liliane de Lima
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4292-7707pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8383861001436139pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Keila dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870506357033841pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Erika Cruz Rocha de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6226-3402pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9777232190985418pt_BR
dc.contributor.referee4Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS BIOLÓGICASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como finalidade apresentar estratégias didáticas voltadas para os docentes das disciplinas de Química e Biologia, com ênfase na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (PROEJA). A proposta metodológica adotada foi uma oficina de produção de sabão ecológico, realizada com discentes do sétimo período do curso técnico em Comércio, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Zona Norte. A escolha por uma abordagem experimental qualitativa fundamentou-se na potencialidade do ensino prático para fomentar o interesse dos educandos e favorecer a construção do conhecimento. A atividade experimental envolveu a fabricação de sabão em barra a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha residual, permitindo a abordagem de conceitos relacionados às transformações químicas que ocorrem no processo de saponificação e ao impacto ambiental do descarte inadequado de resíduos, os quais pontuam os objetivos específicos da pesquisa. Os resultados evidenciam a participação ativa e significativa dos estudantes, bem como a contribuição da prática pedagógica para o desenvolvimento de reflexões críticas e saberes contextualizados.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples