| dc.creator | Vidal, Lorena Marques Gurgel | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T15:57:09Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T15:57:09Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-11 | |
| dc.identifier.citation | VIDAL, Lorena Marques Gurgel. Oficina de sabão ecológico: estratégia didática para o ensino de química e biologia na modalidade PROEJA. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3046 | |
| dc.description.abstract | This study aims to present teaching strategies for Chemistry and Biology teachers, with an emphasis on the Integrated Youth and Adult Education and Vocational Education (PROEJA) program. The methodological approach adopted was an ecological soap production workshop, conducted with seventh-semester students of the Commerce technical program offered by the Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Zona Norte campus. The choice of a qualitative experimental approach was based on the potential of hands-on learning to foster student interest and promote knowledge development. The experimental activity involved making bar soap from recycled cooking oil, allowing for the exploration of concepts related to the chemical transformations
that occur in the saponification process and the environmental impact of improper waste disposal, which underscore the specific research objectives. The results demonstrate the active and meaningful participation of students, as well as the contribution of pedagogical practice to the development of critical reflections and contextualized knowledge. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | PROEJA | pt_BR |
| dc.subject | Química | pt_BR |
| dc.subject | Biologia | pt_BR |
| dc.subject | Sabão ecológico | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia experimental | pt_BR |
| dc.title | Oficina de sabão ecológico: estratégia didática para o ensino de química e biologia na modalidade PROEJA | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gurgel, Liliane de Lima | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4292-7707 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8383861001436139 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gurgel, Liliane de Lima | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-4292-7707 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8383861001436139 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Alves, Keila dos Santos | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0870506357033841 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Albuquerque, Erika Cruz Rocha de | |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6226-3402 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9777232190985418 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo tem como finalidade apresentar estratégias didáticas voltadas para os docentes das disciplinas de
Química e Biologia, com ênfase na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação
Profissional (PROEJA). A proposta metodológica adotada foi uma oficina de produção de sabão ecológico,
realizada com discentes do sétimo período do curso técnico em Comércio, ofertado pelo Instituto Federal do Rio
Grande do Norte (IFRN), campus Zona Norte. A escolha por uma abordagem experimental qualitativa
fundamentou-se na potencialidade do ensino prático para fomentar o interesse dos educandos e favorecer a
construção do conhecimento. A atividade experimental envolveu a fabricação de sabão em barra a partir do
reaproveitamento de óleo de cozinha residual, permitindo a abordagem de conceitos relacionados às
transformações químicas que ocorrem no processo de saponificação e ao impacto ambiental do descarte
inadequado de resíduos, os quais pontuam os objetivos específicos da pesquisa. Os resultados evidenciam a
participação ativa e significativa dos estudantes, bem como a contribuição da prática pedagógica para o
desenvolvimento de reflexões críticas e saberes contextualizados. | pt_BR |