Mostrar registro simples

dc.creatorPaixão, Adriana Benedito da Silva
dc.date.accessioned2025-12-10T14:28:00Z
dc.date.available2025-12-10T14:28:00Z
dc.date.issued2025-08-13
dc.identifier.citationPAIXÃO, Adriana Benedito da Silva. Os benefícios da música para o desenvolvimento da criança com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3044
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the benefits of music for the development of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), focusing on the cognitive, motor, emotional, and social dimensions. The research is based on the idea that the use of music constitutes an effective pedagogical and therapeutic resource, capable of generating positive results in the learning process and in children's behavior. This is because music, through its composition, can awaken the attention of children with ADHD, whose minds constantly seek patterns of order. Thus, each musical composition, by having a well-defined beginning, middle, and end, offers predictability and contributes to the individual's internal organization. To meet the proposed objectives, a qualitative, exploratory methodology was chosen, seeking to understand the presented theme based on the bibliography found, in addition to the survey conducted by the author (2025) with early childhood education teachers at the Santa Clara Educational Center in the municipality of São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, who contributed spontaneously. The theoretical framework was guided by authors such as Barkley (2016), Paiva et al. (2007), Mantoan (2015), Nascimento and Sousa (2022), and Oliveira et al. (2013), who emphasize the contribution of music as a pedagogical tool. The results showed that music helps minimize the typical impairments of ADHD, providing more welcoming, playful, and stimulating environments. Another aspect revealed was the teachers' recognition of the importance of music in the educational context. Finally, it is concluded that music is a powerful ally in pedagogical work with children with ADHD, being able to transform the school routine and significantly contribute to their development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) - Músicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs benefícios da música para o desenvolvimento da criança com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4016297787751679pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Samara Yontei de Paiva Cid de
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8984-4557pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Samara Yontei de Paiva Cid de
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8984-4557pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7955-377Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Maria Adilina Freire Jeronimo de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5557-9625pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754953938247812pt_BR
dc.contributor.referee4Albuquerque, Erika Nogueira Martins de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478074392673046pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar os benefícios da música para o desenvolvimento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com foco nas dimensões cognitivas, motoras, emocionais e sociais. A pesquisa fundamenta-se na ideia de que a utilização da música constitui um recurso pedagógico e terapêutico eficaz, capaz de gerar resultados positivos no processo de aprendizagem e no comportamento infantil. Isso ocorre porque a música, pela sua composição pode despertar a atenção da criança com TDAH, cuja mente busca constantemente padrões de ordem. Dessa forma, cada composição musical, ao possuir início, meio e fim bem definidos, oferece previsibilidade e contribui para a organização interna do sujeito. Para responder aos objetivos propostos, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, buscando compreender, acerca da temática apresentada a partir da bibliografia encontrada, além da sondagem realizada pela autora (2025) com docentes da educação infantil do Centro Educacional Santa Clara, município de São Gonçalo do Amarante–RN, que contribuíram espontaneamente. O marco teórico foi norteado pelos autores como Barkley (2016), Paiva, et al. (2007), Mantoan (2015), Nascimento e Sousa (2022), Oliveira et. al (2013), que ressaltam a contribuição da música como ferramenta pedagógica. Os resultados apontaram que a música contribui para minimizar os prejuízos típicos do TDAH, proporcionando ambientes mais acolhedores, lúdicos e estimulantes. Outro aspecto revelado foi o reconhecimento, por parte dos professores, da importância da música no contexto educacional. Por fim, conclui-se que a música se configura como uma aliada potente no trabalho pedagógico com crianças com TDAH, sendo capaz de transformar o cotidiano escolar e contribuir significativamente para a evolução dessas crianças.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples