| dc.creator | Paixão, Adriana Benedito da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T14:28:00Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T14:28:00Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-13 | |
| dc.identifier.citation | PAIXÃO, Adriana Benedito da Silva. Os benefícios da música para o desenvolvimento da criança com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3044 | |
| dc.description.abstract | This study aimed to analyze the benefits of music for the development of children with
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), focusing on the cognitive, motor,
emotional, and social dimensions. The research is based on the idea that the use of
music constitutes an effective pedagogical and therapeutic resource, capable of
generating positive results in the learning process and in children's behavior. This is
because music, through its composition, can awaken the attention of children with
ADHD, whose minds constantly seek patterns of order. Thus, each musical
composition, by having a well-defined beginning, middle, and end, offers predictability
and contributes to the individual's internal organization. To meet the proposed
objectives, a qualitative, exploratory methodology was chosen, seeking to understand
the presented theme based on the bibliography found, in addition to the survey
conducted by the author (2025) with early childhood education teachers at the Santa
Clara Educational Center in the municipality of São Gonçalo do Amarante, Rio Grande
do Norte, who contributed spontaneously. The theoretical framework was guided by
authors such as Barkley (2016), Paiva et al. (2007), Mantoan (2015), Nascimento and
Sousa (2022), and Oliveira et al. (2013), who emphasize the contribution of music as
a pedagogical tool. The results showed that music helps minimize the typical
impairments of ADHD, providing more welcoming, playful, and stimulating
environments. Another aspect revealed was the teachers' recognition of the
importance of music in the educational context. Finally, it is concluded that music is a
powerful ally in pedagogical work with children with ADHD, being able to transform the
school routine and significantly contribute to their development. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ferramenta pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) - Música | pt_BR |
| dc.subject | Música | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | Os benefícios da música para o desenvolvimento da criança com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4016297787751679 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Samara Yontei de Paiva Cid de | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8984-4557 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Samara Yontei de Paiva Cid de | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8984-4557 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Moreira, Keila Cruz | |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-7955-377X | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Andrade, Maria Adilina Freire Jeronimo de | |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-5557-9625 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1754953938247812 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Albuquerque, Erika Nogueira Martins de | |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8478074392673046 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo objetivou analisar os benefícios da música para o desenvolvimento de
crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com foco
nas dimensões cognitivas, motoras, emocionais e sociais. A pesquisa fundamenta-se
na ideia de que a utilização da música constitui um recurso pedagógico e terapêutico
eficaz, capaz de gerar resultados positivos no processo de aprendizagem e no
comportamento infantil. Isso ocorre porque a música, pela sua composição pode
despertar a atenção da criança com TDAH, cuja mente busca constantemente
padrões de ordem. Dessa forma, cada composição musical, ao possuir início, meio e
fim bem definidos, oferece previsibilidade e contribui para a organização interna do
sujeito. Para responder aos objetivos propostos, optou-se por uma metodologia de
abordagem qualitativa, de caráter exploratório, buscando compreender, acerca da
temática apresentada a partir da bibliografia encontrada, além da sondagem realizada
pela autora (2025) com docentes da educação infantil do Centro Educacional Santa
Clara, município de São Gonçalo do Amarante–RN, que contribuíram
espontaneamente. O marco teórico foi norteado pelos autores como Barkley (2016),
Paiva, et al. (2007), Mantoan (2015), Nascimento e Sousa (2022), Oliveira et. al
(2013), que ressaltam a contribuição da música como ferramenta pedagógica. Os
resultados apontaram que a música contribui para minimizar os prejuízos típicos do
TDAH, proporcionando ambientes mais acolhedores, lúdicos e estimulantes. Outro
aspecto revelado foi o reconhecimento, por parte dos professores, da importância da
música no contexto educacional. Por fim, conclui-se que a música se configura como
uma aliada potente no trabalho pedagógico com crianças com TDAH, sendo capaz
de transformar o cotidiano escolar e contribuir significativamente para a evolução
dessas crianças. | pt_BR |