| dc.creator | Melo, Felipe França | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-09T13:44:52Z | |
| dc.date.available | 2025-12-09T13:44:52Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.identifier.citation | MELO, Felipe França de Melo. A psicogênese da língua escrita e a política nacional de alfabetização: um olhar crítico sobre as abordagens do processo de alfabetização. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3041 | |
| dc.description.abstract | This article analyzes the relationship between the Psychogenesis of Written Language and the National Literacy Policy (PNA), discussing their conceptual, methodological, and pedagogical implications in the literacy process. Based on a theoretical review, the study presents the contributions of Psychogenesis, which sees the child as an active subject in the construction of knowledge, and contrasts this perspective with the phonics-based approach advocated by the PNA, which focuses on the grapheme-phoneme correspondence. The limitations of a literacy model based exclusively on decoding are discussed, particularly regarding the disregard for sociocognitive aspects of writing. The article concludes by defending a balanced approach that combines structured teaching with active knowledge construction, respecting the diversity of learning processes. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Psicogênese da língua escrita | pt_BR |
| dc.subject | Política Nacional de Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Método fônico | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | A psicogênese da língua escrita e a política nacional de alfabetização: um olhar crítico sobre as abordagens do processo de alfabetização | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1556815224572100 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Felipe Morais de | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1881-6262 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8770003932240580 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Melo, Felipe Morais de | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-1881-6262 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8770003932240580 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais | |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3091-5036 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1942887767866490 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Antônia Francimar da | |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0009-0007-9142-5555 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7669324961961856 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Souza, Louize Gabriela Silva de | |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-3122-443X | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2335250717975703 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo analisa a relação entre a Psicogênese da Língua Escrita e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), discutindo suas implicações conceituais, metodológicas e pedagógicas no processo de alfabetização. A partir de uma revisão teórica, o estudo apresenta as contribuições da Psicogênese, que concebe a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento e contrapõe essa perspectiva à abordagem fônica, defendida pela PNA, centrada na correspondência grafema-fonema. São discutidas as limitações de uma alfabetização baseada exclusivamente no método fônico, que tende a desconsiderar os aspectos sociocognitivos da linguagem escrita. Ao final, defende-se a adoção de uma abordagem equilibrada, que integre sistematização e construção ativa do saber, respeitando a diversidade dos processos de aprendizagem. | pt_BR |