Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Felipe França
dc.date.accessioned2025-12-09T13:44:52Z
dc.date.available2025-12-09T13:44:52Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationMELO, Felipe França de Melo. A psicogênese da língua escrita e a política nacional de alfabetização: um olhar crítico sobre as abordagens do processo de alfabetização. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3041
dc.description.abstractThis article analyzes the relationship between the Psychogenesis of Written Language and the National Literacy Policy (PNA), discussing their conceptual, methodological, and pedagogical implications in the literacy process. Based on a theoretical review, the study presents the contributions of Psychogenesis, which sees the child as an active subject in the construction of knowledge, and contrasts this perspective with the phonics-based approach advocated by the PNA, which focuses on the grapheme-phoneme correspondence. The limitations of a literacy model based exclusively on decoding are discussed, particularly regarding the disregard for sociocognitive aspects of writing. The article concludes by defending a balanced approach that combines structured teaching with active knowledge construction, respecting the diversity of learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPsicogênese da língua escritapt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodo fônicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA psicogênese da língua escrita e a política nacional de alfabetização: um olhar crítico sobre as abordagens do processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1556815224572100pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Felipe Morais de
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1881-6262pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8770003932240580pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Felipe Morais de
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1881-6262pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8770003932240580pt_BR
dc.contributor.referee2Lustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3091-5036pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942887767866490pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Antônia Francimar da
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0009-0007-9142-5555pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669324961961856pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Louize Gabriela Silva de
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3122-443Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2335250717975703pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a relação entre a Psicogênese da Língua Escrita e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), discutindo suas implicações conceituais, metodológicas e pedagógicas no processo de alfabetização. A partir de uma revisão teórica, o estudo apresenta as contribuições da Psicogênese, que concebe a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento e contrapõe essa perspectiva à abordagem fônica, defendida pela PNA, centrada na correspondência grafema-fonema. São discutidas as limitações de uma alfabetização baseada exclusivamente no método fônico, que tende a desconsiderar os aspectos sociocognitivos da linguagem escrita. Ao final, defende-se a adoção de uma abordagem equilibrada, que integre sistematização e construção ativa do saber, respeitando a diversidade dos processos de aprendizagem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples