Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, Diego de Figueiredo
dc.creatorAlbino, Giovana Gomes
dc.date.accessioned2025-11-07T18:41:22Z
dc.date.available2024-11-05
dc.date.available2025-11-07T18:41:22Z
dc.date.issued2024-11-05
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3022
dc.description.abstractTeaching English to Youth and Adult Education students – EJA – still constitutes a major challenge for teachers in Brazil. Based on this question, the present paper is then established, with the objective of knowing the profile of these teachers and their perceptions in relation to working with the English language in the EJA modality. Having as the locus of investigation the schools of the State Education Network of Rio Grande do Norte existing in the municipality of Canguaretama/RN, the research focused on professionals working only in EJA high school classes and included the application of an online questionnaire, composed of closed questions which was forwarded to participants through the EJA sector existing in the 2nd Regional Education Directorate – DIREC. In this proposition, the paper was constituted in the light of authors such as Freire (1996), Libâneo (2004), Vygotsky (2007), Kramsch (2017), among others with productions focused on the context of EJA and teaching practice. The results achieved revealed that the teachers participating in the research present a significant level of training distance, whether initial or continued, in working with the English language, which can be reflected as an obstacle to achieving more significant results in working with the English language. discipline at EJA. Furthermore, with regard to the perception of these professionals regarding the relationship between EJA students and the aforementioned language, issues of insecurity, low interest and learning2 difficulties stand out, in particular due to the lack of real perspectives for using the language. English in everyday life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos no Município de Canguaretama/RN : percepções docentespt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO ensino de Língua Inglesa para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA - ainda se constitui como um grande desafio para os docentes no Brasil. Com base nessa questão que o presente trabalho então se institui, tendo como objetivo conhecer o perfil desses professores e as suas percepções em relação à atuação com a Língua Inglesa na modalidade EJA. Tendo como lócus de investigação as escolas da Rede Estadual de Educação existentes no município de Canguaretama/RN, a pesquisa voltou-se aos profissionais atuantes apenas em turmas de ensino médio da EJA e contou com a aplicação de um questionário online, composto por questões fechadas que foi encaminhado aos participantes através do setor da EJA existente na 2ª Diretoria Regional de Educação – DIREC. Nessa proposição, o trabalho foi constituído à luz de autores como Freire (1996), Libâneo (2004), Vygotsky (2007), Kramsch (2017), entre outros com produções voltadas ao contexto da EJA e da prática docente. Os resultados alcançados revelaram que os docentes participantes da pesquisa apresentam um nível significativo de distanciamento formativo, seja inicial ou continuado, para a atuação com a Língua Inglesa, o que pode se refletir como um entrave para o alcance de resultados mais expressivos no trabalho com a disciplina na EJA. Além disso, no que se refere à percepção desses profissionais sobre a relação dos alunos da EJA com a referida Língua, destacam-se questões de insegurança, baixo interesse e dificuldades de aprendizagem, em especial, devido à falta de perspectivas reais para o uso do inglês no cotidiano.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples