| dc.creator | Oliveira, Franklin Barbosa de | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T14:33:43Z | |
| dc.date.available | 2025-11-06T14:33:43Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-30 | |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA. Franklin Barbosa de. Desenvolvimento do módulo front-end do sistema gameprofile. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3018 | |
| dc.description.abstract | The growth of online gaming communities highlights the challenges of team building systems, which often lead to frustration due to limited criteria. In this context, this paper presents the development of the front-end module of the GameProfile system, a platform designed to facilitate the creation of collaborative and strategic groups among players. Its main purpose is to facilitate the formation of collaborative groups based on affinities of playing style, position and objectives. The main objective was to document the technical decisions, architecture, and implemented functionalities of the application interface. The methodology adopted Software Engineering principles, based on Philippe Kruchten's architectural vision model, addressing the logical, physical, and use case perspectives. The development employed modern technologies such as React.js, TypeScript, and Tailwind CSS to ensure modularity and code security. As a result, artifacts such as requirements and use case diagrams, software architecture modeling, and functional screens were produced, with emphasis on the "Create Group" scenario. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arquitetura de software | pt_BR |
| dc.subject | Software architecture | pt_BR |
| dc.subject | Front-end | pt_BR |
| dc.subject | React.js | pt_BR |
| dc.title | Desenvolvimento do módulo front-end do sistema gameprofile | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7573815554678526 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Alexandre Gomes de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4063478137671603 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lima, Alexandre Gomes de | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4063478137671603 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Luna, Daniel Rodrigues de | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5084446763958238 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Medeiros, Danielle Gomes de Freitas | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3957115777845546 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO::METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO::ENGENHARIA DE SOFTWARE | pt_BR |
| dc.description.resumo | O crescimento das comunidades de jogos eletrônicos online evidencia desafios nos sistemas de formação de equipes, que frequentemente geram frustrações devido a critérios limitados. Diante desse cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento do módulo front-end do sistema GameProfile, uma plataforma voltada à criação de grupos colaborativos e estratégicos entre jogadores. Seu propósito principal é facilitar a formação de grupos colaborativos baseados em afinidades de estilo de jogo, posição e objetivos. O objetivo principal foi registrar as decisões técnicas, a arquitetura e as funcionalidades implementadas na interface da aplicação. A metodologia adotou os princípios da Engenharia de Software, baseado no modelo de visões arquiteturais de Philippe Kruchten, abordando as perspectivas lógica, física e de casos de uso. O desenvolvimento utilizou tecnologias modernas, como React.js, TypeScript, Tailwind CSS e o CSS padrão, visando modularidade, segurança e agilidade. Como resultado, foram produzidos artefatos como diagramas de requisitos e casos de uso, modelagem arquitetural e telas funcionais, com destaque para o fluxo de "Criar Grupo". | pt_BR |