| dc.creator | Macedo, Marcus Gomes Medeiros de | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-23T15:49:23Z | |
| dc.date.available | 2025-09-23T15:49:23Z | |
| dc.date.issued | 2022-03-21 | |
| dc.identifier.citation | MACEDO, Marcus Gomes Medeiros de. Dimensionamento e análise de desempenho de um sistema de geração fotovoltaica em um navio graneleiro: um estudo de caso. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2987 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Geração fotovoltaica | pt_BR |
| dc.subject | Navio graneleiro; | pt_BR |
| dc.subject | Gás carbônico | pt_BR |
| dc.subject | Viabilidade econômica. | pt_BR |
| dc.subject | Photovoltaic generation | pt_BR |
| dc.subject | Bulk carrier | pt_BR |
| dc.subject | Carbon dioxide | pt_BR |
| dc.subject | Economic viability | pt_BR |
| dc.title | Dimensionamento e análise de desempenho de um sistema de geração fotovoltaica em um navio graneleiro : um estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9404362808998046 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Borges, Jacques Cousteau da Silva Borges | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1988820873125145 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Borges, Jacques Cousteau da Silva | |
| dc.contributor.referee2 | Rocha, Alexandro Vladno de | |
| dc.contributor.referee3 | Silva, João Moreno Vilas Boas de Souza | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | O transporte marítimo possui uma importante contribuição de emissão de gases do efeito estufa. Para mitigação, a implantação de sistemas de geração de energia elétrica alternativos à rede principal de geração do navio são métodos eficazes de economia de combustível, com consequente retorno financeiro e de redução da emissão de gases, conforme previsto em acordos e convenções internacionais. Por essa razão, este estudo propõe a implantação de um sistema de geração fotovoltaica ao sistema elétrico do navio, com avaliação dos impactos ambientais e econômicos. O sistema híbrido proposto a um navio graneleiro de transporte de minério, navegando entre os portos de Vila do Conde e Trombetas, região Norte do Brasil, durante o ano de 2020/2021, foi avaliado tecnicamente e economicamente. Com metodologia iniciando pela área disponível para instalação dos painéis, dados solarimétricos da região navegada, dimensionamento do sistema e avaliação de rendimento energético e financeiro, foi encontrado que o sistema fotovoltaico pode reduzir 56,05 toneladas de combustível (MDO) e 173,72 toneladas de CO2 anualmente, representando uma redução de 4,59 % em relação aos níveis atuais. Ainda, os indicadores econômicos são positivos, apresentando um Valor Presente Líquido (VPL) de R$ 308.559,87, com payback time de 10 anos e 05 meses e taxa interna de retorno (TIR) de 13,65 % para um período de geração de 15 anos. | pt_BR |