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dc.creatorMacedo, Marcus Gomes Medeiros de
dc.date.accessioned2025-09-23T15:49:23Z
dc.date.available2025-09-23T15:49:23Z
dc.date.issued2022-03-21
dc.identifier.citationMACEDO, Marcus Gomes Medeiros de. Dimensionamento e análise de desempenho de um sistema de geração fotovoltaica em um navio graneleiro: um estudo de caso. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2987
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeração fotovoltaicapt_BR
dc.subjectNavio graneleiro;pt_BR
dc.subjectGás carbônicopt_BR
dc.subjectViabilidade econômica.pt_BR
dc.subjectPhotovoltaic generationpt_BR
dc.subjectBulk carrierpt_BR
dc.subjectCarbon dioxidept_BR
dc.subjectEconomic viabilitypt_BR
dc.titleDimensionamento e análise de desempenho de um sistema de geração fotovoltaica em um navio graneleiro : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404362808998046pt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jacques Cousteau da Silva Borges
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988820873125145pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Jacques Cousteau da Silva
dc.contributor.referee2Rocha, Alexandro Vladno de
dc.contributor.referee3Silva, João Moreno Vilas Boas de Souza
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO transporte marítimo possui uma importante contribuição de emissão de gases do efeito estufa. Para mitigação, a implantação de sistemas de geração de energia elétrica alternativos à rede principal de geração do navio são métodos eficazes de economia de combustível, com consequente retorno financeiro e de redução da emissão de gases, conforme previsto em acordos e convenções internacionais. Por essa razão, este estudo propõe a implantação de um sistema de geração fotovoltaica ao sistema elétrico do navio, com avaliação dos impactos ambientais e econômicos. O sistema híbrido proposto a um navio graneleiro de transporte de minério, navegando entre os portos de Vila do Conde e Trombetas, região Norte do Brasil, durante o ano de 2020/2021, foi avaliado tecnicamente e economicamente. Com metodologia iniciando pela área disponível para instalação dos painéis, dados solarimétricos da região navegada, dimensionamento do sistema e avaliação de rendimento energético e financeiro, foi encontrado que o sistema fotovoltaico pode reduzir 56,05 toneladas de combustível (MDO) e 173,72 toneladas de CO2 anualmente, representando uma redução de 4,59 % em relação aos níveis atuais. Ainda, os indicadores econômicos são positivos, apresentando um Valor Presente Líquido (VPL) de R$ 308.559,87, com payback time de 10 anos e 05 meses e taxa interna de retorno (TIR) de 13,65 % para um período de geração de 15 anos.pt_BR


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