Mostrar registro simples

dc.creatorMaia, Thaina Morais Avelino
dc.date.accessioned2025-09-12T14:58:14Z
dc.date.available2025-08-25
dc.date.available2025-09-12T14:58:14Z
dc.date.issued2025-07-16
dc.identifier.citationMAIA, Thaina Morais Avelino. O filme a província moderna em sala de aula: estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de História. Natal, RN: 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) - Campus São Gonçalo do Amarante - RN. 2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2985
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Ensinopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO filme a província moderna em sala de aula: estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302160913493044pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Renato Marinho Brandão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090127481007059pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Renato Marinho Brandão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090127481007059pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Francisco
dc.contributor.referee3Oliveira, Pedro Filipe
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSão Gonçalo do Amarantept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste texto propõe discutir o uso de filmes nas salas de aula de História e apresenta, em linhas gerais, uma metodologia didática por meio da análise do documentário de teor histórico, A Província Moderna (2019). Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e se pensou em uma possível aplicabilidade didática da A Província Moderna no ensino de história pelos docentes da educação básica da cidade de Natal. A partir da análise e discussão deste filme, esse estudo pretende contribuir com reflexões que possam subsidiar as práticas docentes que fazem uso de filmes em sala de aula como meio para a construção do conhecimento histórico escolar. Explorar o cinema, seja o cinema de ficção ou de não-ficção nas aulas de História, deve ir além de uma experiência episódica e recreativa e o professor deve problematizar e planejar sua aplicabilidade, transformando-o num recurso didático facilitador da aprendizagem histórica do aluno.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples