| dc.creator | Maia, Thaina Morais Avelino | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-12T14:58:14Z | |
| dc.date.available | 2025-08-25 | |
| dc.date.available | 2025-09-12T14:58:14Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-16 | |
| dc.identifier.citation | MAIA, Thaina Morais Avelino. O filme a província moderna em sala de aula: estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de História. Natal, RN: 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) - Campus São Gonçalo do Amarante - RN. 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2985 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | O filme a província moderna em sala de aula: estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de História | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5302160913493044 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Renato Marinho Brandão | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1090127481007059 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Renato Marinho Brandão | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1090127481007059 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Francisco | |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Pedro Filipe | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | São Gonçalo do Amarante | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este texto propõe discutir o uso de filmes nas salas de aula de História e apresenta, em linhas gerais, uma metodologia didática por meio da análise do documentário de teor histórico, A Província Moderna (2019). Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e se pensou em uma possível aplicabilidade didática da A Província Moderna no ensino de história pelos docentes da educação básica da cidade de Natal. A partir da análise e discussão deste filme, esse estudo pretende contribuir com reflexões que possam subsidiar as práticas docentes que fazem uso de filmes em sala de aula como meio para a construção do conhecimento histórico escolar. Explorar o cinema, seja o cinema de ficção ou de não-ficção nas aulas de História, deve ir além de uma experiência episódica e recreativa e o professor deve problematizar e planejar sua aplicabilidade, transformando-o num recurso didático facilitador da aprendizagem histórica do aluno. | pt_BR |