| dc.creator | Silva, Eurides Moura de Lima | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T17:07:55Z | |
| dc.date.available | 2023-07-12 | |
| dc.date.available | 2025-06-12T17:07:55Z | |
| dc.date.issued | 2019-07-03 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2935 | |
| dc.description.abstract | This work has the aim to analyse the Young and adult literacy practice, developed on
Homero Homem School, in Canguaretama – RN. It is about a qualitative research that has
privileged as methodological procedures: the bibliographic survey, from authors that are
linked to current studies about the subject, among them, SOARES, 2006; TEBEROSKY,
1995; FREIRE, 1996, among others that were profitable for discussing the literacy and pedagogical practices concepts; the research field observation and the application of questionnaires. The obtained results show the importance and necessity of greater knowledge about literacy practices on the school, for serving more successfully the requirement of the information society, whose technological base requires complex formative skills and almost always ruled in various textual support. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Práticas | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Jovens e adultos. | pt_BR |
| dc.title | Práticas de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4051290161193877 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Neves, Monik de Oliveira Lopes | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2237227538462865 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar práticas de alfabetização e de letramento de jovens e adultos, desenvolvidas na Escola Municipal Homero Homem, no município de Canguaretama-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que privilegiou como procedimentos metodológico: o levantamento bibliográfico, de autores que se vinculam aos estudos atuais dos referidos tema, entre eles, SOARES, 2006; TEBEROSKY, 1995; FREIRE, 1996, entre outros que serviu para discutir os conceitos de alfabetização, letramento e práticas pedagógicas; a observação do campo de pesquisa e
a aplicação de questionários. Os resultados obtidos indicam a importância e a necessidade de maior conhecimento sobre práticas de alfabetização e letramento na referida escola, no sentido que a mesma possa atender com maior êxito as exigências da sociedade informacional, cuja base tecnológica exige competências formativas complexas e quase sempre pautados em suportes textuais diversos. | pt_BR |