Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Eurides Moura de Lima
dc.date.accessioned2025-06-12T17:07:55Z
dc.date.available2023-07-12
dc.date.available2025-06-12T17:07:55Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2935
dc.description.abstractThis work has the aim to analyse the Young and adult literacy practice, developed on Homero Homem School, in Canguaretama – RN. It is about a qualitative research that has privileged as methodological procedures: the bibliographic survey, from authors that are linked to current studies about the subject, among them, SOARES, 2006; TEBEROSKY, 1995; FREIRE, 1996, among others that were profitable for discussing the literacy and pedagogical practices concepts; the research field observation and the application of questionnaires. The obtained results show the importance and necessity of greater knowledge about literacy practices on the school, for serving more successfully the requirement of the information society, whose technological base requires complex formative skills and almost always ruled in various textual support.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectJovens e adultos.pt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051290161193877pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Monik de Oliveira Lopes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237227538462865pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar práticas de alfabetização e de letramento de jovens e adultos, desenvolvidas na Escola Municipal Homero Homem, no município de Canguaretama-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que privilegiou como procedimentos metodológico: o levantamento bibliográfico, de autores que se vinculam aos estudos atuais dos referidos tema, entre eles, SOARES, 2006; TEBEROSKY, 1995; FREIRE, 1996, entre outros que serviu para discutir os conceitos de alfabetização, letramento e práticas pedagógicas; a observação do campo de pesquisa e a aplicação de questionários. Os resultados obtidos indicam a importância e a necessidade de maior conhecimento sobre práticas de alfabetização e letramento na referida escola, no sentido que a mesma possa atender com maior êxito as exigências da sociedade informacional, cuja base tecnológica exige competências formativas complexas e quase sempre pautados em suportes textuais diversos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples