Mostrar registro simples

dc.creatorAndrade, Pedro Maure Frutuoso de
dc.date.accessioned2025-06-12T14:22:50Z
dc.date.available2025-06-12T14:22:50Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.identifier.citationANDRADE, Pedro Maure Frutuoso de. Desafia: desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificada. Orientadora: Marília Aranha Freire. 2025, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2931
dc.description.abstractGamification is a practice used by teachers to add interactivity and dynamism to lessons, aiming to increase student engagement and make learning more engaging. This work seeks to implement a platform for quiz-based games aimed at students and teachers of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN). The development followed three main stages: conception, design, and construction. The system evaluation will be conducted through comparisons with available market alternatives. As a result, a minimum viable product was built, proving that by using modern development methodologies and technologies, it is possible to create a system that meets the proposed objective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectWebsocketpt_BR
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento – Plataforma educacional – Divisapt_BR
dc.subjectAplicação Webpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectDevelopment – ​​Educational Platform – Divisapt_BR
dc.subjectWeb Applicationpt_BR
dc.titleDesafia: desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID01812388454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635007262323951pt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Marília Aranha
dc.contributor.advisor1ID83747931472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869115413376282pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Marília Aranha
dc.contributor.referee2Lucena , Leonardo Reis
dc.contributor.referee3Aleixo, Fellipe Araújo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.description.resumoA gamificação é uma técnica empregada por professores para adicionar interatividade e dinamismo às aulas, visando aumentar o engajamento dos alunos e tornar o aprendizado mais envolvente. Este trabalho busca implementar uma plataforma para jogos de perguntas e respostas voltada aos alunos e professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O desenvolvimento seguiu três etapas principais: concepção, elaboração e construção. A avaliação do sistema será feita com comparações a alternativas disponíveis no mercado. Com isso, foi possível construir um produto viável mínimo, comprovando que, ao utilizar metodologias de desenvolvimento e tecnologias atuais, é possível criar um sistema que atenda ao objetivo proposto.pt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Maure. Desafia. 2025. Disponível em: https://github.com/tads- cnat/desafia/. Acesso em: 28 jan. 2025. ARAÚJO, Fábio José de; GONÇALVES, Camila Coronado; SANTOS, Carlos Henrique Abreu dos; SILVA, Cibele Elias da. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA KAHOOT!. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 7, p. 246–258, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i7.14744. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14744. Acesso em: 24 jan. 2025. DJANGO SOFTWARE FOUNDATION (org.). Django Channels. 2021. Disponível em: https://channels.readthedocs.io/en/latest/index.html. Acesso em: 27 jan. 2025. FETTE, I.; MELNIKOV, A. The WebSocket Protocol. RFC 6455. IETF, 2011. Disponível em: https://www.rfc-editor.org/info/rfc6455. Acesso em: 27 jan. 2025. FIELDING, Roy Thomas. Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures. Doctoral dissertation, University of California, Irvine, 2000. FURTADO, D.; AMIEL, T. Guia de bolso da educação aberta. Brasília, DF : Iniciativa Educação Aberta, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609. Acesso em: 30 nov. 2024. GRIGORIK, Ilya. High Performance Browser Networking: What every web developer should know about networking and web performance. Sebastopol: O’reilly Media, 2013. KAHOOT. Kahoot! - Learning games. Disponível em: https://kahoot.com. Acesso em: 24 jan. 2025. MEDEIROS, Ermani Sales de. Desenvolvendo Software com UML 2.0: definitvo. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. 40 QUIZIZZ. Quizizz - Free quizzes for every student. Disponível em: https://quizizz.com. Acesso em: 24 jan. 2025. RICHARDSON, L.; AMUNDSEN, M. RESTful Web APIs: Services for a Changing World. O'Reilly Media, 2013. SCHLEMMER, Eliane. Games e Gamificação: uma alternativa aos modelos de ead. Ried. Revista Iberoamericana de Educación A Distancia, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 107, 21 jun. 2016. UNED - Universidad Nacional de Educacion a Distancia. http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.15731. VITEJS. Vite. Disponível em: https://github.com/vitejs/vite. Acesso em: 28 jan. 2025. ZICHERMANN, G.; LINDER, J. Game-based marketing: inspire customer loyalty through rewards, challenges, and contests. Wiley, 2010. ZUSTAND. Zustand Documentation. Disponível em: https://zustand- demo.pmnd.rs/. Acesso em: 28 jan. 2025.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples