| dc.creator | Andrade, Pedro Maure Frutuoso de | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T14:22:50Z | |
| dc.date.available | 2025-06-12T14:22:50Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-26 | |
| dc.identifier.citation | ANDRADE, Pedro Maure Frutuoso de. Desafia: desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificada. Orientadora: Marília Aranha Freire. 2025, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2931 | |
| dc.description.abstract | Gamification is a practice used by teachers to add interactivity and dynamism to lessons, aiming to increase student engagement and make learning more engaging. This work seeks to implement a platform for quiz-based games aimed at students and teachers of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN). The development followed three main stages: conception, design, and construction. The system evaluation will be conducted through comparisons with available market alternatives. As a result, a minimum viable product was built, proving that by using modern development methodologies and technologies, it is possible to create a system that meets the proposed objective. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| dc.subject | Websocket | pt_BR |
| dc.subject | Web | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento – Plataforma educacional – Divisa | pt_BR |
| dc.subject | Aplicação Web | pt_BR |
| dc.subject | Gamification | pt_BR |
| dc.subject | Development – Educational Platform – Divisa | pt_BR |
| dc.subject | Web Application | pt_BR |
| dc.title | Desafia: desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificada | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.ID | 01812388454 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4635007262323951 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Freire, Marília Aranha | |
| dc.contributor.advisor1ID | 83747931472 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8869115413376282 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Freire, Marília Aranha | |
| dc.contributor.referee2 | Lucena , Leonardo Reis | |
| dc.contributor.referee3 | Aleixo, Fellipe Araújo | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
| dc.description.resumo | A gamificação é uma técnica empregada por professores para adicionar interatividade e dinamismo às aulas, visando aumentar o engajamento dos alunos e tornar o aprendizado mais envolvente. Este trabalho busca implementar uma plataforma para jogos de perguntas e respostas voltada aos alunos e professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O desenvolvimento seguiu três etapas principais: concepção, elaboração e construção. A avaliação do sistema será feita com comparações a alternativas disponíveis no mercado. Com isso, foi possível construir um produto viável mínimo, comprovando que, ao utilizar metodologias de desenvolvimento e tecnologias atuais, é possível criar um sistema que atenda ao objetivo proposto. | pt_BR |
| dc.relation.references | ANDRADE, Maure. Desafia. 2025. Disponível em: https://github.com/tads-
cnat/desafia/. Acesso em: 28 jan. 2025.
ARAÚJO, Fábio José de; GONÇALVES, Camila Coronado; SANTOS, Carlos Henrique Abreu dos; SILVA, Cibele Elias da. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: UMA ANÁLISE DA PLATAFORMA KAHOOT!. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 7, p. 246–258, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i7.14744. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14744. Acesso em: 24 jan. 2025.
DJANGO SOFTWARE FOUNDATION (org.). Django Channels. 2021. Disponível em: https://channels.readthedocs.io/en/latest/index.html. Acesso em: 27 jan. 2025.
FETTE, I.; MELNIKOV, A. The WebSocket Protocol. RFC 6455. IETF, 2011. Disponível em: https://www.rfc-editor.org/info/rfc6455. Acesso em: 27 jan. 2025.
FIELDING, Roy Thomas. Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures. Doctoral dissertation, University of California, Irvine, 2000.
FURTADO, D.; AMIEL, T. Guia de bolso da educação aberta. Brasília, DF : Iniciativa Educação Aberta, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609. Acesso em: 30 nov. 2024.
GRIGORIK, Ilya. High Performance Browser Networking: What every web developer should know about networking and web performance. Sebastopol: O’reilly Media, 2013.
KAHOOT. Kahoot! - Learning games. Disponível em: https://kahoot.com. Acesso em: 24 jan. 2025.
MEDEIROS, Ermani Sales de. Desenvolvendo Software com UML 2.0: definitvo. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
40
QUIZIZZ. Quizizz - Free quizzes for every student. Disponível em: https://quizizz.com. Acesso em: 24 jan. 2025.
RICHARDSON, L.; AMUNDSEN, M. RESTful Web APIs: Services for a Changing World. O'Reilly Media, 2013.
SCHLEMMER, Eliane. Games e Gamificação: uma alternativa aos modelos de ead. Ried. Revista Iberoamericana de Educación A Distancia, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 107, 21 jun. 2016. UNED - Universidad Nacional de Educacion a Distancia. http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.15731.
VITEJS. Vite. Disponível em: https://github.com/vitejs/vite. Acesso em: 28 jan. 2025. ZICHERMANN, G.; LINDER, J. Game-based marketing: inspire customer loyalty
through rewards, challenges, and contests. Wiley, 2010.
ZUSTAND. Zustand Documentation. Disponível em: https://zustand- demo.pmnd.rs/. Acesso em: 28 jan. 2025. | pt_BR |