| dc.creator | Silva, Késia Larissa da Luz Ovidio | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T19:01:03Z | |
| dc.date.available | 2025-06-11T19:01:03Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-06 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Késia Larissa da Luz Ovidio. Práticas lúdicas no ensino superior: uma análise do projeto pedagógico do curso de Letras Espanhol do IFRN. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2927 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico | pt_BR |
| dc.subject | Projeto Pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Letras Espanhol | pt_BR |
| dc.subject | Língua Espanhola - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Práticas lúdicas | pt_BR |
| dc.subject | Projeto Político Pedagógico (PPC) | pt_BR |
| dc.subject | Playful | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Project | pt_BR |
| dc.subject | Spanish Lyrics | pt_BR |
| dc.subject | Spanish Language - Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Playful practices | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Political Project (PPC) | pt_BR |
| dc.subject | Proyecto pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Letras español | pt_BR |
| dc.title | Práticas lúdicas no ensino superior: uma análise do projeto pedagógico do curso de Letras Espanhol do IFRN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0683588501709457 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla Aguiar | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Brugge, Úrsula Lima | |
| dc.contributor.referee3 | Nascimento, José Mateus do | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Letras
Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN) no que diz respeito à presença e às orientações quanto ao uso de práticas lúdicas no
processo de ensino e de aprendizagem da língua espanhola. Frente às dificuldades em ensinar
línguas estrangeiras, principalmente no que diz respeito ao interesse e à participação de
estudantes, o uso de atividades ativas, como jogos e outras propostas, pode fazer o aprendizado
mais͏eficaz e envolvente, contribuindo para um ensino melhor.͏ A pesquisa examina o Projeto
Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Letras Espanhol, que prioriza a formação em língua
espanhola e literaturas, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre como a integração
dessas práticas lúdicas pode estimular a participação ativa dos alunos e potencializar a
aprendizagem. A pesquisa destaca que, apesar do currículo já abranger os aspectos linguísticos
e literários de forma adequada, há a possibilidade de enriquecer a formação com abordagens
mais criativas e colaborativas, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Além
disso, esta pesquisa destaca que práticas lúdicas são uma forma de desenvolver habilidades
socioemocionais, permitindo a criação de um ambiente motivacional, o que tem impacto no
desenvolvimento neuro cognitivo, e estimulam a aprendizagem significativa. A metodologia
corresponde a uma análise qualitativa do guia curricular, com base em práticas educacionais
atuais, para sugestões de inclusão de atividades lúdicas. Este trabalho sugere que a introdução
de práticas lúdicas no currículo pode melhorar a aprendizagem dos alunos, tornar o ensino mais
interativo e alinhado ao mercado de trabalho e promover uma formação acadêmica mais
divertida e eficaz. | pt_BR |