Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Késia Larissa da Luz Ovidio
dc.date.accessioned2025-06-11T19:01:03Z
dc.date.available2025-06-11T19:01:03Z
dc.date.issued2025-03-06
dc.identifier.citationSILVA, Késia Larissa da Luz Ovidio. Práticas lúdicas no ensino superior: uma análise do projeto pedagógico do curso de Letras Espanhol do IFRN. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2927
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectLetras Espanholpt_BR
dc.subjectLíngua Espanhola - Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas lúdicaspt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógico (PPC)pt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectPedagogical Projectpt_BR
dc.subjectSpanish Lyricspt_BR
dc.subjectSpanish Language - Teachingpt_BR
dc.subjectPlayful practicespt_BR
dc.subjectPedagogical Political Project (PPC)pt_BR
dc.subjectProyecto pedagógicopt_BR
dc.subjectLetras españolpt_BR
dc.titlePráticas lúdicas no ensino superior: uma análise do projeto pedagógico do curso de Letras Espanhol do IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683588501709457pt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee2Brugge, Úrsula Lima
dc.contributor.referee3Nascimento, José Mateus do
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no que diz respeito à presença e às orientações quanto ao uso de práticas lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem da língua espanhola. Frente às dificuldades em ensinar línguas estrangeiras, principalmente no que diz respeito ao interesse e à participação de estudantes, o uso de atividades ativas, como jogos e outras propostas, pode fazer o aprendizado mais͏eficaz e envolvente, contribuindo para um ensino melhor.͏ A pesquisa examina o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Letras Espanhol, que prioriza a formação em língua espanhola e literaturas, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre como a integração dessas práticas lúdicas pode estimular a participação ativa dos alunos e potencializar a aprendizagem. A pesquisa destaca que, apesar do currículo já abranger os aspectos linguísticos e literários de forma adequada, há a possibilidade de enriquecer a formação com abordagens mais criativas e colaborativas, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, esta pesquisa destaca que práticas lúdicas são uma forma de desenvolver habilidades socioemocionais, permitindo a criação de um ambiente motivacional, o que tem impacto no desenvolvimento neuro cognitivo, e estimulam a aprendizagem significativa. A metodologia corresponde a uma análise qualitativa do guia curricular, com base em práticas educacionais atuais, para sugestões de inclusão de atividades lúdicas. Este trabalho sugere que a introdução de práticas lúdicas no currículo pode melhorar a aprendizagem dos alunos, tornar o ensino mais interativo e alinhado ao mercado de trabalho e promover uma formação acadêmica mais divertida e eficaz.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples