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dc.creatorPereira, Valeska Rodrigues Morais
dc.date.accessioned2025-05-07T17:48:17Z
dc.date.available2025-04-24
dc.date.available2025-05-07T17:48:17Z
dc.date.issued2025-03-05
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2882
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.titleAlfabetização, letramento e agroecologia: caminhos para o empoderamento do grupo de marisqueiras da Reserva Ponta do Tubarãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Koneski, Álvaro Lívio de Sá
dc.contributor.advisor1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee1Koneski, Álvaro Lívio de Sá
dc.contributor.referee2Leão, Artur Carneiro
dc.contributor.referee3Penha, Maria Elizangela da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.description.resumoA valorização dos saberes tradicionais nos processos de alfabetização e de letramento são fundamentais no desenvolvimento educacional e na formação de sujeitos com pensamentos críticos e capazes de fazer a transformação social. Essa visão dialoga com os princípios da agroecologia que integram os conhecimentos tradicionais com tecnologias de produção sustentáveis visando a autonomia das comunidades e justiça social. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo verificar o impacto da alfabetização, letramento e de práticas agroecológicas no empoderamento do grupo de marisqueiras da Reserva Ponta do Tubarão. O estudo do ponto de vista de sua natureza, pode ser caracterizado como uma Pesquisa Aplicada, de abordagem qualitativa descritiva, utilizando a pesquisa-ação e a base etnográfica para técnica de coleta de dados, por meio de entrevista narrativa. Concluímos que as atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo uma vez que a ampliação de conhecimentos promoveu autonomia, aumento da autoestima, pensamento crítico e soberania alimentar.pt_BR


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