dc.creator | Pereira, Valeska Rodrigues Morais | |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T17:48:17Z | |
dc.date.available | 2025-04-24 | |
dc.date.available | 2025-05-07T17:48:17Z | |
dc.date.issued | 2025-03-05 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2882 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.title | Alfabetização, letramento e agroecologia: caminhos para o empoderamento do grupo de marisqueiras da Reserva Ponta do Tubarão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Koneski, Álvaro Lívio de Sá | |
dc.contributor.advisor1Lattes | . | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Koneski, Álvaro Lívio de Sá | |
dc.contributor.referee2 | Leão, Artur Carneiro | |
dc.contributor.referee3 | Penha, Maria Elizangela da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.resumo | A valorização dos saberes tradicionais nos processos de alfabetização e de letramento são fundamentais no desenvolvimento educacional e na formação de sujeitos com pensamentos críticos e capazes de fazer a transformação social. Essa visão dialoga com os princípios da agroecologia que integram os conhecimentos tradicionais com tecnologias de produção sustentáveis visando a autonomia das comunidades e justiça social. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo verificar o impacto da alfabetização, letramento e de práticas agroecológicas no empoderamento do grupo de marisqueiras da Reserva Ponta do Tubarão. O estudo do ponto de vista de sua natureza, pode ser caracterizado como uma Pesquisa Aplicada, de abordagem qualitativa descritiva, utilizando a pesquisa-ação e a base etnográfica para técnica de coleta de dados, por meio de entrevista narrativa. Concluímos que as atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo uma vez que a ampliação de conhecimentos promoveu autonomia, aumento da autoestima, pensamento crítico e soberania alimentar. | pt_BR |