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dc.creatorAlmeida , Samuel Lucas de
dc.date.accessioned2025-05-06T10:49:53Z
dc.date.available2025-05-05
dc.date.available2025-05-06T10:49:53Z
dc.date.issued2025-02-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2879
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos como organizador prévio no ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8532310095507453pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Cícero Elias dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee1Virgínio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foca na utilização de uma história em quadrinho como material didático para o ensino de física. Onde explora o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como organizador prévio no ensino de física, com foco em óptica e espelhos esféricos. Baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, o estudo analisa como as HQs podem facilitar a aprendizagem ao conectar novas informações a conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aluno. Através de uma pesquisa realizada em uma sala de aula real, foi coletado e analisado dados para avaliar a eficácia das HQs como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem que as HQs podem ter um impacto positivo na aprendizagem dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda de conceitos complexos de óptica e espelhos esféricos.pt_BR
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