Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Ysla Kaionara dos Santos
dc.date.accessioned2025-04-29T13:58:22Z
dc.date.available2025-04-29T13:58:22Z
dc.date.issued2025-04-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2869
dc.description.abstractInterdisciplinarity, particularly in the educational context, has been widely discussed. Moreover, teachers' pedagogical practices play a crucial role in shaping students' learning experiences. However, integrating interdisciplinarity into everyday school life remains a challenge, due to factors such as lack of continuing education, excessive workload, or the dominance of traditional teaching methods. In this context, the aim of this study is to propose an interdisciplinary teaching sequence for science education in the early grades, specifically from 1st to 3rd grade, grounded in Brazil’s official educational guidelines, including the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC). An analysis of these documents revealed gaps—particularly regarding the clarity and objectivity of how interdisciplinarity is addressed in science education. In response to these limitations, the study emphasizes the importance of pedagogical practice and presents the teaching sequence as a key tool for achieving a broader and more meaningful approach to science education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.titleProposta interdisciplinar para o ensino de ciências nas séries iniciais: uma sequência didática baseada na BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4824581524670738pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo Rodrigues
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Luciane Soares
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7504456676734914pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA interdisciplinaridade, especialmente no contexto pedagógico, tem sido amplamente discutida. Além disso, a prática pedagógica dos professores é um fator determinante na construção da aprendizagem dos educandos. No entanto, incorporar a interdisciplinaridade ao cotidiano escolar ainda representa um desafio, seja pela falta de formação continuada, pela carga horária excessiva de trabalho ou pela predominância de um ensino tradicional. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo propor uma sequência didática interdisciplinar para o ensino de Ciências nas séries iniciais, especificamente para o 1º ao 3º ano, com base nos documentos normativos que orientam a educação no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise desses documentos revelou lacunas, especialmente no que diz respeito à clareza e objetividade sobre a interdisciplinaridade no ensino de Ciências. Como resposta a essas limitações, a pesquisa destaca a prática pedagógica, tendo a sequência didática como um instrumento essencial para a concretização de um ensino científico mais amplo e significativo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples