| dc.creator | Ferreira, Ysla Kaionara dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T13:58:22Z | |
| dc.date.available | 2025-04-29T13:58:22Z | |
| dc.date.issued | 2025-04-04 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2869 | |
| dc.description.abstract | Interdisciplinarity, particularly in the educational context, has been widely discussed. Moreover, teachers' pedagogical practices play a crucial role in shaping students' learning experiences. However, integrating interdisciplinarity into everyday school life remains a challenge, due to factors such as lack of continuing education, excessive workload, or the dominance of traditional teaching methods. In this context, the aim of this study is to propose an interdisciplinary teaching sequence for science education in the early grades, specifically from 1st to 3rd grade, grounded in Brazil’s official educational guidelines, including the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC). An analysis of these documents revealed gaps—particularly regarding the clarity and objectivity of how interdisciplinarity is addressed in science education. In response to these limitations, the study emphasizes the importance of pedagogical practice and presents the teaching sequence as a key tool for achieving a broader and more meaningful approach to science education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
| dc.subject | sequência didática | pt_BR |
| dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Proposta interdisciplinar para o ensino de ciências nas séries iniciais: uma sequência didática baseada na BNCC | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4824581524670738 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Ricardo Rodrigues | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057761593634233 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Almeida, Luciane Soares | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7504456676734914 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | A interdisciplinaridade, especialmente no contexto pedagógico, tem sido amplamente discutida. Além disso, a prática pedagógica dos professores é um fator determinante na construção da aprendizagem dos educandos. No entanto, incorporar a interdisciplinaridade ao cotidiano escolar ainda representa um desafio, seja pela falta de formação continuada, pela carga horária excessiva de trabalho ou pela predominância de um ensino tradicional. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo propor uma sequência didática interdisciplinar para o ensino de Ciências nas séries iniciais, especificamente para o 1º ao 3º ano, com base nos documentos normativos que orientam a educação no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise desses documentos revelou lacunas, especialmente no que diz respeito à clareza e objetividade sobre a interdisciplinaridade no ensino de Ciências. Como resposta a essas limitações, a pesquisa destaca a prática pedagógica, tendo a sequência didática como um instrumento essencial para a concretização de um ensino científico mais amplo e significativo. | pt_BR |