Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Nielly Stephany Dantas Monteiro
dc.date.accessioned2025-04-29T13:46:45Z
dc.date.available2025-04-29T13:46:45Z
dc.date.issued2025-03-25
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2868
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas dos professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, relacionando-as às abordagens discutidas em pesquisas dos últimos dez anos sobre ensino de Ciências, interdisciplinaridade e formação inicial e continuada nessa perspectiva. Para isso, foi aplicado um questionário via Google Forms, disseminado por meio das redes sociais, permitindo que esses profissionais compartilhassem suas experiências. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos, constatou-se que a abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências ainda está em processo de compreensão e implementação. No entanto, já existem contribuições significativas na vivência educacional dessa região, evidenciando esforços para promover a integração curricular e o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e reflexivos. Observou-se, ainda, que a articulação entre o ensino de Ciências, os processos interdisciplinares e a integração curricular já é pauta dentro das instituições escolares, o que reforça a perspectiva de avanços na transformação educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectséries iniciaispt_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectinterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectelementary educationpt_BR
dc.subjectearly gradespt_BR
dc.subjectscience teachingpt_BR
dc.titlePráticas interdisciplinares no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir da realidade do Seridópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6314313877420935pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ruth Medeiros de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508561717049553pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Luciane Soares
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7504456676734914pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas dos professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, relacionando-as às abordagens discutidas em pesquisas dos últimos dez anos sobre ensino de Ciências, interdisciplinaridade e formação inicial e continuada nessa perspectiva. Para isso, foi aplicado um questionário via Google Forms, disseminado por meio das redes sociais, permitindo que esses profissionais compartilhassem suas experiências. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos, constatou-se que a abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências ainda está em processo de compreensão e implementação. No entanto, já existem contribuições significativas na vivência educacional dessa região, evidenciando esforços para promover a integração curricular e o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e reflexivos. Observou-se, ainda, que a articulação entre o ensino de Ciências, os processos interdisciplinares e a integração curricular já é pauta dentro das instituições escolares, o que reforça a perspectiva de avanços na transformação educacional.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples