| dc.creator | Silva, Nielly Stephany Dantas Monteiro | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T13:46:45Z | |
| dc.date.available | 2025-04-29T13:46:45Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-25 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2868 | |
| dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas dos professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, relacionando-as às abordagens discutidas em pesquisas dos últimos dez anos sobre ensino de Ciências, interdisciplinaridade e formação inicial e continuada nessa perspectiva. Para isso, foi aplicado um questionário via Google Forms, disseminado por meio das redes sociais, permitindo que esses profissionais compartilhassem suas experiências. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos, constatou-se que a abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências ainda está em processo de compreensão e implementação. No entanto, já existem contribuições significativas na vivência educacional dessa região, evidenciando esforços para promover a integração curricular e o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e reflexivos. Observou-se, ainda, que a articulação entre o ensino de Ciências, os processos interdisciplinares e a integração curricular já é pauta dentro das instituições escolares, o que reforça a perspectiva de avanços na transformação educacional. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | séries iniciais | pt_BR |
| dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
| dc.subject | interdisciplinarity | pt_BR |
| dc.subject | elementary education | pt_BR |
| dc.subject | early grades | pt_BR |
| dc.subject | science teaching | pt_BR |
| dc.title | Práticas interdisciplinares no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir da realidade do Seridó | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6314313877420935 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ruth Medeiros de | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4508561717049553 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Almeida, Luciane Soares | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7504456676734914 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas dos professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, relacionando-as às abordagens discutidas em pesquisas dos últimos dez anos sobre ensino de Ciências, interdisciplinaridade e formação inicial e continuada nessa perspectiva. Para isso, foi aplicado um questionário via Google Forms, disseminado por meio das redes sociais, permitindo que esses profissionais compartilhassem suas experiências. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos, constatou-se que a abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências ainda está em processo de compreensão e implementação. No entanto, já existem contribuições significativas na vivência educacional dessa região, evidenciando esforços para promover a integração curricular e o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e reflexivos. Observou-se, ainda, que a articulação entre o ensino de Ciências, os processos interdisciplinares e a integração curricular já é pauta dentro das instituições escolares, o que reforça a perspectiva de avanços na transformação educacional. | pt_BR |