Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Claudia Rejane dos
dc.date.accessioned2025-04-29T12:03:02Z
dc.date.available2025-04-29T12:03:02Z
dc.date.issued2025-03-14
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2864
dc.description.abstractThis study analyzes the Pedagogical Course Projects (PPCs) of undergraduate programs in Biological Sciences, Physics, and Chemistry offered by institutions in the state of Rio Grande do Norte, aiming to investigate the presence of the principle of interdisciplinarity in teacher education. The research adopts a qualitative and documentary approach, based on the analysis of PPCs and legal documents such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curriculum Guidelines (DCNs). The study examines aspects such as the theoretical framework on interdisciplinarity, its presence in course syllabi, and the curricular organization of each program. The results highlight significant institutional efforts to promote the integration of theory and practice, regional contextualization, and social inclusion, emphasizing interdisciplinarity as a structuring axis of teacher education. It is concluded that the analyzed PPCs contribute to the preparation of teachers for contemporary educational challenges, although the practical application of interdisciplinarity still faces limitations in daily practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectprojeto pedagógico de cursopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na formação inicial docente: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de ciências naturais no Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3860049405278176pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ruth Medeiros de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508561717049553pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Marcio Adriano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química oferecidas por instituições do estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de investigar a presença do princípio da interdisciplinaridade na formação docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, baseando-se na análise dos PPCs, além de documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Foram examinados aspectos como o referencial teórico sobre interdisciplinaridade, sua presença nas ementas das disciplinas e a organização curricular de cada curso. Os resultados evidenciam esforços significativos das instituições para promover a integração entre teoria e prática, a contextualização regional e a inclusão social, destacando a interdisciplinaridade como eixo estruturante da formação docente. Conclui-se que os PPCs analisados contribuem para a formação de professores preparados para os desafios educacionais contemporâneos, embora a prática da interdisciplinaridade ainda enfrente limitações em sua aplicação cotidiana.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples