Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Raquel Cristina dos Santos
dc.date.accessioned2025-04-24T11:02:57Z
dc.date.available2025-04-24T11:02:57Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2857
dc.description.abstractEste artículo discute la importancia de la enseñanza de Ciencias en los primeros años de la Educación Primaria desde un enfoque interdisciplinario, destacando la necesidad de estrategias pedagógicas que integren diferentes áreas del conocimiento. El objetivo principal es proponer una secuencia didáctica para estudiantes de 5º grado, basada en la Base Nacional Común Curricular (BNCC), que permita un aprendizaje significativo y contextualizado. Para ello, se busca comprender el papel de la enseñanza de Ciencias dentro de la interdisciplinariedad e identificar las orientaciones presentes en la BNCC sobre este enfoque. La metodología adoptada consiste en una revisión bibliográfica sobre la enseñanza de Ciencias y la interdisciplinariedad, basada en el estado del arte, además de un análisis documental guiado por los principios del análisis de contenido de Bardin. La investigación evidencia que, a pesar de que los documentos normativos enfatizan la relevancia de la enseñanza de Ciencias y de la interdisciplinariedad, existe una laguna en la explicitación de estrategias prácticas para su implementación, lo que puede dificultar la actuación docente y la consolidación de una práctica realmente interdisciplinaria. Ante este escenario, la propuesta presentada busca ofrecer herramientas a los docentes para facilitar la aplicación de la interdisciplinariedad en la enseñanza de Ciencias, promoviendo una enseñanza más dinámica y contextualizada. Además, se espera que este estudio contribuya a futuras investigaciones, incentivando reflexiones sobre metodologías que favorezcan la integración entre disciplinas y el desarrollo de un aprendizaje más significativo para los estudiantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSéries Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de ciências: uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9580505641013913pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a importância do Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob uma abordagem interdisciplinar, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que integrem diferentes áreas do conhecimento. O objetivo principal é propor uma sequência didática para alunos do 5º ano, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que possibilite uma aprendizagem significativa e contextualizada. Para isso, busca-se compreender o papel do Ensino de Ciências dentro da interdisciplinaridade e identificar as orientações presentes na BNCC sobre essa abordagem. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Ciências e a interdisciplinaridade, além de uma análise documental orientada pelos princípios da análise de conteúdo de Bardin. A investigação evidencia que, apesar dos documentos normativos enfatizarem a relevância do Ensino de Ciências e da interdisciplinaridade, há uma lacuna na explicitação de estratégias práticas para sua implementação, o que pode dificultar a atuação docente e a consolidação de uma prática realmente interdisciplinar. Diante desse cenário, a proposta apresentada busca oferecer subsídios aos professores para facilitar a aplicação da interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, promovendo um ensino mais dinâmico e contextualizado. Além disso, espera-se que este estudo contribua para pesquisas futuras, incentivando reflexões sobre metodologias que favoreçam a integração entre as disciplinas e o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa para os alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples