| dc.identifier.citation | ALMEIDA, D. P., SALES, E. C. N. S., NUNES, A. O. Questões sociocientíficas: um caminho
possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica. Educação & Linguagem,
Aracati, ano 9, n. 1, p. 63-74. jan./abr. 2022.
AULER, D., DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê?. Ensaio:
Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122–134, jul. 2001.
AZEVEDO, N. H. et al. (Org.). Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa.1.
ed. São Paulo: Edição dos autores, 2014.
BRANDÃO, M. Cursos Superiores de Tecnologia: uma formação intermediária. in:
MOURA, D. H. (Org.). Produção de Conhecimento, políticas públicas e formação em
Educação Profissional. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013, p. 307-343.
BRITO, L. O.; FIREMAN, E. C. Ensino de Ciências por Investigação: Uma Estratégia
Pedagógica para Promoção da Alfabetização Científica nos Primeiros Anos do Ensino
Fundamental. Ensaio, v.18, n.1, p. 123-146, 2019.
BUENO, W. C. B. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS,
G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo:
All Print, p.157-78, 2009.
CHASSOT, A. Educação com consciência. Santa Cruz do Sul; edunisc, 2014.
CAÑAL, P. La investigación escolar, hoy. Alambique, v.52, p. 9-19, 2007.
CIRILO, Y. K. O ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Alfabetização Científica:
uma análise de trabalhos da área de educação em ciências. 2022, 69f. Trabalho de Conclusão
do Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Centro de Blumenau, Universidade
Federal de Santa Catarina.
FARIA, F. L., FREITAS-REIS, I. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a
atividade estudo de caso. Ciência & Educação, v. 22, n. 2, p. 319-333, 2016.
FURIÓ, C., VILVHES, A., GUISADOLA, J., ROMO, V. Finalidade de la ensenãnza de las
ciencias en la secundaria obligatoria. Alfabetización cientifica o propedêutica? Ensenãnza de
las ciências, v. 19, n. 3, p.365-376, 2001.
LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 144 f.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,
2000.
MAGALHÃES, C. P., BROTAS, A. M. P., BORTOLIERO, S. T. (Orgs.) Diálogos entre
Ciência e Divulgação Científica: Leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 315 p.
MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização Cientifica e criança: Análise de
potencialidades de uma brinquedoteca. Ensaio, v.21, e10562, 2019.
MILARÉ, T., RICHETTI, G.P. História e compreensão da alfabetização cientifica e
tecnológica. In: MILARÉ, T., RICHETTI, G. P., LORENZETTI, L., PINHO-ALVES, J.
(Orgs.) Alfabetização cientifica e tecnológica na educação em ciências: fundamento e práticas.
1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021 .
NUNES, Albino Oliveira. Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de
química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. 2014. 240f. Tese (Doutorado em
Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do
Norte, Natal, 2014.
NUNES, Albino Oliveira. Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das
crenças e atitudes de licenciandos: uma experiência formativa no Sertão Nordestino. 2010.
194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
PEREIRA, J. R.; MOTA, G. V. S.; NERO, J. D.; SILVA JÚNIOR, C. A. B.; Ensinando
Ciências Físicas com experimentos simples no 5º ano do Ensino Fundamental da educação
básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.12 n.1, p.175-197, 2019.
RODRIGUES, S. C., NUNES, A. O., NUNES, A. O. Um olhar docente sobre as relações
ciência, tecnologia e sociedade/ CTS no ensino médio integrado. Educação & Linguagem,
Aracati, ano 8, n. 1, p. 21-32., jan./abr. 2021.
SÁ, L. P., OLIVEIRA, R. N., PIRES, T. F. A argumentação escrita de estudantes do ensino
médio: uma experiência do PIBID de química com o método de estudos de casos. In:
SANTOS, B. F., SÁ, L. P. (orgs.). Linguagem e ensino de ciência; ensaios e investigações. 1
ed. Ijuí: Unijui, 2014.
SANTOS. J. D. G., XEREZ, P. A. S. Apontamentos sobre a expansão da graduação tecnológica
no Brasil. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.20, n.03, p. 600-
622, 2016.
SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores
deste processo em sala de aula. 2008. 281f. tese (Doutorado em Educação) Universidade de
São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, E. V. B.; BORGES, M. M.; NUNES, A. O.; LEITE, R. F.; Alfabetização científica e
tecnológica: o caso de um curso técnico integrado em eletrotécnica. Revista APEduc Jornal,
v. 02, n.02, 57-72, 2021.
STRYHALSKI, P. M.: GESSR, V.: formação de professores da educação profissional e
tecnológica: caracterização e dilemas. B. tec. Senac, v. 43, n.2, p. 84-101, 2017. | pt_BR |