Mostrar registro simples

dc.creatorPaula, Jardel Dantas de
dc.creatorSilva, Wanderson Justino da
dc.creatorSilva, Gessica Janiely Barbosa da
dc.creatorNunes, Albino Oliveira
dc.date.accessioned2025-04-14T17:01:26Z
dc.date.available2024-12-18
dc.date.available2025-04-14T17:01:26Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.identifier.citationALMEIDA, D. P., SALES, E. C. N. S., NUNES, A. O. Questões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica. Educação & Linguagem, Aracati, ano 9, n. 1, p. 63-74. jan./abr. 2022. AULER, D., DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê?. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122–134, jul. 2001. AZEVEDO, N. H. et al. (Org.). Ecologia na restinga: uma sequência didática argumentativa.1. ed. São Paulo: Edição dos autores, 2014. BRANDÃO, M. Cursos Superiores de Tecnologia: uma formação intermediária. in: MOURA, D. H. (Org.). Produção de Conhecimento, políticas públicas e formação em Educação Profissional. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013, p. 307-343. BRITO, L. O.; FIREMAN, E. C. Ensino de Ciências por Investigação: Uma Estratégia Pedagógica para Promoção da Alfabetização Científica nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. Ensaio, v.18, n.1, p. 123-146, 2019. BUENO, W. C. B. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, p.157-78, 2009. CHASSOT, A. Educação com consciência. Santa Cruz do Sul; edunisc, 2014. CAÑAL, P. La investigación escolar, hoy. Alambique, v.52, p. 9-19, 2007. CIRILO, Y. K. O ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Alfabetização Científica: uma análise de trabalhos da área de educação em ciências. 2022, 69f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Centro de Blumenau, Universidade Federal de Santa Catarina. FARIA, F. L., FREITAS-REIS, I. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência & Educação, v. 22, n. 2, p. 319-333, 2016. FURIÓ, C., VILVHES, A., GUISADOLA, J., ROMO, V. Finalidade de la ensenãnza de las ciencias en la secundaria obligatoria. Alfabetización cientifica o propedêutica? Ensenãnza de las ciências, v. 19, n. 3, p.365-376, 2001. LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. MAGALHÃES, C. P., BROTAS, A. M. P., BORTOLIERO, S. T. (Orgs.) Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: Leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011. MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 315 p. MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização Cientifica e criança: Análise de potencialidades de uma brinquedoteca. Ensaio, v.21, e10562, 2019. MILARÉ, T., RICHETTI, G.P. História e compreensão da alfabetização cientifica e tecnológica. In: MILARÉ, T., RICHETTI, G. P., LORENZETTI, L., PINHO-ALVES, J. (Orgs.) Alfabetização cientifica e tecnológica na educação em ciências: fundamento e práticas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021 . NUNES, Albino Oliveira. Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases. 2014. 240f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. NUNES, Albino Oliveira. Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos: uma experiência formativa no Sertão Nordestino. 2010. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. PEREIRA, J. R.; MOTA, G. V. S.; NERO, J. D.; SILVA JÚNIOR, C. A. B.; Ensinando Ciências Físicas com experimentos simples no 5º ano do Ensino Fundamental da educação básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.12 n.1, p.175-197, 2019. RODRIGUES, S. C., NUNES, A. O., NUNES, A. O. Um olhar docente sobre as relações ciência, tecnologia e sociedade/ CTS no ensino médio integrado. Educação & Linguagem, Aracati, ano 8, n. 1, p. 21-32., jan./abr. 2021. SÁ, L. P., OLIVEIRA, R. N., PIRES, T. F. A argumentação escrita de estudantes do ensino médio: uma experiência do PIBID de química com o método de estudos de casos. In: SANTOS, B. F., SÁ, L. P. (orgs.). Linguagem e ensino de ciência; ensaios e investigações. 1 ed. Ijuí: Unijui, 2014. SANTOS. J. D. G., XEREZ, P. A. S. Apontamentos sobre a expansão da graduação tecnológica no Brasil. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.20, n.03, p. 600- 622, 2016. SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 281f. tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. SILVA, E. V. B.; BORGES, M. M.; NUNES, A. O.; LEITE, R. F.; Alfabetização científica e tecnológica: o caso de um curso técnico integrado em eletrotécnica. Revista APEduc Jornal, v. 02, n.02, 57-72, 2021. STRYHALSKI, P. M.: GESSR, V.: formação de professores da educação profissional e tecnológica: caracterização e dilemas. B. tec. Senac, v. 43, n.2, p. 84-101, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2851
dc.description.abstractScientific and Technological Literacy (STL) is an important objective that, in one of its interpretations, aims to foster understanding of the modern world. Thus, its role in correlating influences within the educational context—where STL is regarded as a necessity across various fields of knowledge—has frequently been highlighted in the literature as a potential pathway for shaping socially critical and autonomous agents. This article aims to analyse the STL provided to students in the Higher Education Technology course in Environmental Management at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, with the objective of identifying potential issues affecting the process. Upon evaluating the data obtained from the research, it is noticeable that the majority of respondents show evidence of a critical education in STL, acknowledging the role of Science and Technology (S&T) in socio-environmental threats.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofEducação e Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científica e Tecnológica. Ensino de Ciência e Tecnologia. Gestão Ambiental.pt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.description.resumoA Alfabetização Científica e Tecnológica é um importante objetivo que, em uma de suas interpretações, visa estimular a compreensão sobre o mundo moderno. Assim, a função de correlacionar suas influências no âmbito educacional, onde a ACT apresenta-se como uma necessidade para várias áreas do conhecimento, tem sido recorrentemente apontada na literatura como um provável caminho para formar agentes sociais dotados de criticidade e autonomia. O presente artigo tem como objetivo analisar a ACT que os estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental recebem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a fim de identificar possíveis problemas que influenciam no processo. Ao avaliarmos os dados advindos da pesquisa, pode-se notar que a maioria dos entrevistados apresenta indícios de uma formação crítica em ACT, reconhecendo o papel de C&T nas ameaças socioambientais.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples