| dc.creator | Matias, Viviane | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-25T11:42:17Z | |
| dc.date.available | 2025-03-25T11:42:17Z | |
| dc.date.issued | 2024-01-05 | |
| dc.identifier.citation | MATIAS, Viviane. Análise de requisitos para soluções tecnológicas na redução da evasão escolar: uma perspectiva baseada na Equipe Técnica Pedagógica (ETEP). Orientador: Demóstenes Santos de Sena. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2842 | |
| dc.description.abstract | School dropout is a challenge that negatively impacts the educational system, resulting in academic and social consequences harmful to students and society as a whole. In the field of Information Technology (IT), where the demand for qualified professionals is high and constantly growing, school dropout can have an even more significant impact, as proper training is essential for success in this dynamic and competitive sector. After administering questionnaires and conducting interviews with students and educators from the Academic Management and Information Technology Directorate (DIATINF), it was identified that lack of information and communication about the services provided by the Technical Pedagogical Team (ETEP) are some of the causes of the problem. This thesis aims to present a requirements analysis for the development of technological solutions for the Unified Public Administration System (SUAP), as assistance in the prevention and combat of dropout in the Technology in Analysis and Development (TADS) and Computer Networks Technology courses. Thus, this work seeks to contribute to understanding the role of requirements analysis in ETEP as an important strategy for the development of effective technological solutions to reduce the dropout rate. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Equipe Técnica Pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Redução da evasão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Sistema Unificado de Administração Pública | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Technical Team | pt_BR |
| dc.subject | School dropout | pt_BR |
| dc.subject | Reduction of school dropouts | pt_BR |
| dc.subject | Unified Public Administration System | pt_BR |
| dc.title | Análise de requisitos para soluções tecnológicas na redução da evasão escolar: uma perspectiva baseada na Equipe Técnica Pedagógica (ETEP) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1278989753961478 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sena, Demóstenes Santos de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949512835562758 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Lucas Silva | |
| dc.contributor.referee1 | Sena, Demóstenes Santos de | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949512835562758 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Lucas Silva | |
| dc.contributor.referee3 | Minora, Ataíde Leonardo | |
| dc.contributor.referee4 | Alves, Robinson Luis de Sousa | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 1.03.03.02-2 Engenharia de Software | pt_BR |
| dc.description.resumo | A evasão escolar é um desafio que afeta negativamente o sistema educacional, resultando em consequências acadêmicas e sociais prejudiciais para os estudantes e a sociedade como um todo. Nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), onde a demanda por profissionais qualificados é alta e em constante crescimento, a evasão escolar pode ter um impacto ainda mais significativo, uma vez que a formação adequada é essencial para o sucesso nesse setor dinâmico e competitivo. Após a aplicação de questionários e entrevistas com alunos e com as pedagogas da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF), foi identificado que a falta de informação e comunicação sobre os serviços prestados pelo setor da Equipe Técnica Pedagógica (ETEP) são algumas das causas do problema. O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo apresentar análise de requisitos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), como auxilio na prevenção e combate à evasão no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento (TADS) e Tecnologia em Redes de Computadores. Dessa forma, este trabalho busca contribuir para a compreensão do papel da análise de requisitos na ETEP como uma estratégia importante para o desenvolvimento de soluções tecnológicas eficazes para a diminuição do índice de evasão escolar. | pt_BR |