| dc.creator | Silva, Marta Regina Claudino da | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:36:13Z | |
| dc.date.available | 2022-03-04 | |
| dc.date.available | 2025-03-21T13:36:13Z | |
| dc.date.issued | 2022-03-04 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2834 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject | Etnobotânica | pt_BR |
| dc.title | A etnobotânica como proposta educativa para as relações étnico-raciais no contexto educacional do campo | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Giulia Carolina de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Refletir acerca das possibilidades de ensino-aprendizagem acerca das plantas – e da necessidade de contextualização e valorização dos saberes populares a elas associados - no contexto escolar, contribuindo para a efetivação da educação para as relações étnicoraciais, eis o objetivo deste trabalho. Para persegui-lo foi realizado levantamento bibliográfico a respeito da importância das plantas para a cultura dos povos do campo, vislumbrando as possibilidades de utilização da Etnobotânica para a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas práticas escolares. A literatura serviu de base para o diálogo com dados oriundos de uma pesquisa realizada com professores da educação básica em escolas da microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte. O texto gira em torno de três eixos principais, a saber: 1) As relações étnico-raciais nas práticas escolares, 2) História ambiental e Etnobotânica: possibilidades para o estudo e ensino das relações étnico-raciais e 3) A Etnobotânica como uma proposta educativa para as relações étnico-raciais. Como principais resultados, destacamos a potência de uso da Etnobotânica para a efetivação da educação étnico-racial no ambiente escolar,
permitindo o desenvolvimento de uma educação pautada na valorização da diversidade étnico-racial e do entorno geográfico, histórico e cultural dos estudantes. | pt_BR |