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dc.creatorSilva, Marta Regina Claudino da
dc.date.accessioned2025-03-21T13:36:13Z
dc.date.available2022-03-04
dc.date.available2025-03-21T13:36:13Z
dc.date.issued2022-03-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2834
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.titleA etnobotânica como proposta educativa para as relações étnico-raciais no contexto educacional do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Giulia Carolina de
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoRefletir acerca das possibilidades de ensino-aprendizagem acerca das plantas – e da necessidade de contextualização e valorização dos saberes populares a elas associados - no contexto escolar, contribuindo para a efetivação da educação para as relações étnicoraciais, eis o objetivo deste trabalho. Para persegui-lo foi realizado levantamento bibliográfico a respeito da importância das plantas para a cultura dos povos do campo, vislumbrando as possibilidades de utilização da Etnobotânica para a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas práticas escolares. A literatura serviu de base para o diálogo com dados oriundos de uma pesquisa realizada com professores da educação básica em escolas da microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte. O texto gira em torno de três eixos principais, a saber: 1) As relações étnico-raciais nas práticas escolares, 2) História ambiental e Etnobotânica: possibilidades para o estudo e ensino das relações étnico-raciais e 3) A Etnobotânica como uma proposta educativa para as relações étnico-raciais. Como principais resultados, destacamos a potência de uso da Etnobotânica para a efetivação da educação étnico-racial no ambiente escolar, permitindo o desenvolvimento de uma educação pautada na valorização da diversidade étnico-racial e do entorno geográfico, histórico e cultural dos estudantes.pt_BR


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