dc.creator | Soares, Renata Cassiano | |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T14:01:20Z | |
dc.date.available | 2024-01-18 | |
dc.date.available | 2025-03-19T14:01:20Z | |
dc.date.issued | 2024-01-18 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2824 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos como contribuição no ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Francisco do Nascimento | |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa executada no 9° ano de uma escola pública de Piquiri, distrito de Canguaretama/RN. O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma os jogos matemáticos poderiam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da matemática além de quais outros elementos poderíamos identificar neste processo. Atualmente pode-se observar que muitos alunos possuem bastante dificuldade na
disciplina de Matemática em que os professores ensinam de forma tradicional, com aulas dialogadas e socio interativas, em que poucos alunos interagem com os professores. Uma forma de contribuir no processo de ensino aprendizagem foi fazendo com que houvesse uma maior participação destes alunos com maior dificuldade, o que pôde-se observar nessa pesquisa foi uma participação maciça de toda a turma. Os alunos puderam utilizar técnicas de resolução de problemas e trabalho com o cálculo mental no momento de aplicação, além de trabalhar com as relações interpessoais e a capacidade do trabalho em grupo. Apesar das dificuldades do planejamento das aulas sobre esta metodologia foi muito gratificante perceber o quanto os alunos se divertiram e aprenderam. Através dos resultados obtidos foi possível perceber uma
melhora significativa quanto ao conteúdo de funções, contribuindo bastante na fixação dos conhecimentos. | pt_BR |