| dc.description.resumo | Este trabalho tem como propósito analisar as tecnologias assistivas que encadeiam o desenvolvimento das pessoas com o Transtorno Espectro Autista(TEA), quais seus ideais, funcionamento biológico, os aplicativos que proporcionam um acompanhamento e os favorecem tanto nos desafios interpessoais, quanto nos desafios intrapessoais. Diante disso, buscamos entender e pesquisar mais sobre o uso dessas tecnologias e quais os seus benefícios. Para isso, criamos um formulário para obter mais dados e conseguir chegar em um resultado, assim, observando que tivemos uma porcentagem de 71,4% que não utilizam esse eixo tecnológico, dado obtido mediante a resposta de 14 pessoas, concluímos que existe diversos aplicativos que auxiliam no aprendizado e comunicação de pessoas com TEA, porém, muitos
cidadãos não têm acesso a esse tipo de suporte, como telefones celulares, que podem ser usados no cotidiano, assim como os softwares ABC Dinos e Matraquinha que são gratuitos. Ademais, esse trabalho fundamentou-se na pesquisa bibliográfica no livro “ O cérebro autista: Pensando através do espectro” dos autores Temple Grandin e Richard Panek, na busca documental e na análise de informações recolhidas no modelo estratégico criado por meio do projeto de pesquisa “Um Diagnóstico sobre as Tecnologias Acessíveis e a Empregabilidade das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)” do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Canguaretama, orientado pela doutora Tatiana Amaral Sorrentino. Nas considerações finais, observamos que é crucial o uso das tecnologias assistivas para que os indivíduos com TEA tenham um melhor condicionamento e progresso, assim possibilitando a acessibilidade aos recursos existentes e a inclusão digital e social. | pt_BR |