dc.creator | Xavier, Alyne Gabriela Bernardino | |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T16:26:02Z | |
dc.date.available | 2024-11-11T16:26:02Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.identifier.citation | XAVIER, Alyne Gabriela Bernardino. O tratamento didático do texto literário nas aulas de espanhol do
IFRN : um estudo do perfil leitor e das crenças de alunos do ensino médio do Campus Parnamirim. 2023. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2683 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | leitura literária | pt_BR |
dc.subject | ensino médio | pt_BR |
dc.subject | crenças | pt_BR |
dc.subject | perfil leitor | pt_BR |
dc.subject | tratamento didático do texto literário | pt_BR |
dc.subject | lengua española | pt_BR |
dc.subject | lectura literaria | pt_BR |
dc.subject | enseñanza media | pt_BR |
dc.subject | creencias y perfil lector | pt_BR |
dc.subject | tratamiento didáctico del texto literario | pt_BR |
dc.title | O tratamento didático do texto literário nas aulas de espanhol do IFRN: um estudo do perfil leitor e das crenças de alunos do ensino médio do Campus Parnamirim | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4056436574946876 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee3 | Serrão, Raquel de Araújo | |
dc.contributor.referee4 | Paiva, Regiane Santos Cabral de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo conhecer e analisar as crenças e o perfil leitor dos alunos do quarto ano do ensino médio do IFRN, campus Parnamirim, a partir do trabalho didático de textos literários no ensino da língua espanhola como língua estrangeira. Para alcançar nossos objetivos, partimos de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho quali-quantitativo (Gil, 2010) e seguimos por duas abordagens distintas: a primeira abordagem foi a normativa e a segunda a abordagem contextual (Barcelos, 2001). Para a coleta de dados, nós, enquanto pesquisadoras, elaboramos um questionário na plataforma Google Forms contendo 10 perguntas que foi aplicado aos vinte e dois alunos (22) do curso de mecatrônica do IFRN, campus Parnamirim. O questionário aplicado buscou coletar as crenças desses alunos quanto à leitura de textos literários em língua estrangeira e, especialmente, em língua espanhola como língua estrangeira e a percepção deles quanto ao aprendizado da língua espanhola através do trabalho em sala com textos literários. Além da análise dos dados, também fizemos o relato das aulas realizadas após a aplicação do questionário, os relatos e as análises dos dados foram fundamentados pelos autores que nos ajudaram a fundamentar nossa pesquisa, são eles Mendoza (2002,2004, 2006), Cosson (2004), Silva (2016, 2022), Acquaroni (2007), Santos (2015), Bolívar (2022), dentre outros. O processo de elaboração das aulas após a coleta dos dados possibilitou que as pesquisadoras elaborassem os planos de aula e realizassem a seleção dos textos literários de forma a adequá-los à realidade social e cultural dos sujeitos de nossa pesquisa. Os planos de aula elaborados foram possíveis de serem aplicados pela aluna pesquisadora por haver sido selecionada no segundo edital do programa de residência pedagógica (CAPES) em 2023 o que possibilitou que a atuação como bolsista residente colaborasse com a investigação realizada. Diante disso, nas atividades realizadas no programa e para colocarmos em prática os nossos objetivos, elaboramos três aulas e utilizamos três gêneros literários diferentes para cada aula ministrada (fragmento de romance, poesia e conto) e em todas as aulas a leitura dos textos foi organizada em etapas de leitura (pré-leitura, leitura e pós-leitura), pois são estratégias que possibilitaram que a leitura se tornasse uma espécie de interação entre o autor, o texto literário e o leitor, podemos mencionar, ainda, o contexto sociocultural e histórico dos autores dos textos selecionados e dos alunos leitores da obra (Araújo, 2008). Ao longo das aulas, foi constatada uma evolução por parte dos alunos quanto à participação nas etapas de compreensão leitora e na leitura dos textos literários, pois nas primeiras aulas eles quase não dialogavam nos momentos de debate sobre o que haviam lido. Já na terceira aula, eles tiveram facilidade na interação nos momentos de pré e pós-leitura e participaram da leitura do conto. Através das duas abordagens e do tipo de pesquisa que escolhemos trabalhar, percebemos que conseguimos alcançar nossos objetivos, pois ao final das análises constatamos a importância de se planejar a aula que será ministrada com o trabalho didático de textos literários e a importância da elaboração das etapas de compreensão leitora no processo de formação do aluno leitor, também pudemos conhecer as crenças iniciais dos alunos e o perfil leitor de cada um e as mudanças dessas crenças ao longo das aulas ministradas e o desenvolvimento das habilidades linguísticas e da competência leitora-literária. | pt_BR |